Multifunção é o futuro para o trabalhador brasileiro

Profissionais flexíveis, comprometidos com resultados, autênticos e com valores bem definidos. Esse é o perfil de candidatos que as empresas deverão contratar em 2009, segundo o consultor de empresas e professor do Instituto Superior de Administração e Economia da Fundação Getulio Vargas (Isae/FGV), Luciano Salamacha. Para ele, caso encontrem pessoas com essas características, as empresas podem até substituir funcionários que não se adequam a esse perfil.

Segundo o professor, no cenário de crise que deve perdurar pelo menos durante o primeiro semestre do próximo ano, é importante que os profissionais procurem se diferenciar no ambiente de trabalho.

Uma das dicas para isso é polêmica: “As pessoas têm que colocar a legislação trabalhista em segundo plano e se comprometerem em gerar resultado para a empresa. Quem pára de trabalhar 10 minutos antes do horário mostra que só está comprometido com sua própria carreira”, diz.

Outro diferencial, para Salamacha, é possuir autenticidade. “Em processos seletivos, hoje, é deprimente a quantidade de respostas prontas de candidatos, que vestem o estereótipo de profissional perfeito. As dinâmicas de grupo estão cada vez mais voltadas a tirar a casca dessas pessoas e mostrar quem elas realmente são”, explica. Para ele, o mais importante, nesse ponto, é demonstrar respeito e responsabilidade.

A terceira característica apontada pelo professor é ter valores pessoais. “São os valores que sustentam a ética nas relações da empresa com clientes, com fornecedores e com funcionários”, aponta, lembrando que demonstrar essa qualidade nem sempre é simples.

“Por exemplo, participações no terceiro setor são importantes. Mas não adianta ir a uma entrevista e dizer que está em uma organização não-governamental há dois meses. Tem que demonstrar por atitudes”, ressalta.

Salamacha diz que em 2009, as empresas devem renovar o quadro de empregados, mas não necessariamente com demissões. Para ele, há uma tendência para substituições.

“Se as empresas encontrarem no mercado profissionais realmente qualificados, podem trocar seus funcionários por eles. Então, quem está desempregado, deverá demonstrar potencial além da média. E quem está dentro do mercado, deve ficar esperto”, conclui.

Se você tiver críticas ou sugestões, envie e-mail para emprego@oestadodoparana.com.br.

Voltar ao topo