Imagens fortes!

VÍDEO! Polícia prende torcedores de organizadas do Atlético que espancaram rapaz

Uma operação da Delegacia Móvel de Atendimento ao Futebol e Eventos (Demafe) prendeu nesta quarta-feira (14) três torcedores suspeitos de agredirem dois torcedores durante uma briga de torcidas organizadas (Fanáticos e Ultras) do Atlético Paranaense. As imagens, fortes, mostram toda a ação do grupo que quase matou um dos rapazes.

Durante a operação foram cumpridos cinco mandados, de prisão temporária e de busca e apreensão, todos por conta da tentativa de homicídio. Os três detidos foram encontrados no Alto Boqueirão e em São José dos Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba (RMC).

A agressão aconteceu em agosto, no centro de Curitiba. Depois que as câmeras de segurança registraram tudo, os policiais começaram a procurar pelos suspeitos do crime. Os jovens agredidos têm 19 e 20 anos.

No vídeo, divulgado pela polícia, um dos rapazes agredido aparece já no chão sendo brutalmente espancado pelos torcedores. São muitos socos e chutes, praticamente todos na cabeça do jovem. Depois que percebem que ele está quase morto, os torcedores fogem e deixam o rapaz agonizando. Ele foi socorrido e sobreviveu.

Segundo o delegado Clóvis Galvão, as imagens das câmeras de segurança foram peças-chave para que a polícia chegasse aos suspeitos.  Após investigações a Demafe identificou todos eles e até o final da manhã desta quarta foram presos, Monaliza Fernandes Magalhães, 26 anos; Alisson Bruno Codeiro da Silva Nascimento, 20 anos; e Maycon Douglas Schon dos Santos, 23 anos; todos participantes do crime, conforme a polícia.

Na delegacia, um dos suspeitos, o Maycon, disse que a briga aconteceu porque o grupo rival foi atrás do grupo dele para briga. Ele, que segundo a polícia aparece nas imagens com um pedaço de pau agredindo o rapaz, disse que estava no local da agressão, mas negou que estivesse com o pau. “Troquei porrada, não bati em ninguém”.

Maycon zombou da Justiça dizendo que estava tranquilo por estar preso. “Você acha que é pra sempre? A lei é falha”, disse a um dos repórteres. Quando foi indagado se ele teria passagem pela polícia, ele ainda brincou dizendo que “mal tem passagem de ônibus para ir trabalhar”.

O outro detido, Alisson, disse que ninguém se envolve em briga, mas que os outros torcedores são quem procuram briga. “Mas é isso aí, enquanto eu estiver vivo nós vamos matar caveira (se referindo aos torcedores da Fanáticos), a treta vai continuar e vai ser eterna. Vai rolar treta e morte para os dois lados”, disse. Segundo o rapaz, embora sejam torcedores do mesmo time, não são da mesma torcida. 

Já Monalisa, que é líder da Ultras, disse que foi presa injustamente. Ela afirmou que tem provas de que não estava no local, mas não afirmou onde estava especificamente. “São brigas de poderes, de antigas diretorias, infelizmente é isso que acontece e não vale a pena”, disse. 

A operação foi batizada com o nome de “Coringa” em virtude de torcedores da Zona Sul de Curitiba, utilizarem a caricatura de um palhaço. A ação policial contou com o apoio do Centro de Operações Policiais Especiais (Cope). A Polícia Civil ainda procura dois foragidos da Justiça. Ivan Cesário de Oliveira, de 28 anos, e Sadraque Paulino, de 19. Os mandados foram expedidos pela 1ª Vara do Tribunal do Juri de Curitiba.

Monalisa, Maycon e Alisson. Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo.

IMAGENS FORTES! Assista ao vídeo do momento da agressão!

Paraná Online no Facebook