Pele uniforme

Fuja dos poros dilatados gerados pela oleosidade na pele

Quem tem pele oleosa sabe muito bem que passar o dia com o rosto “brilhando” pode comprometer até a mais caprichada das maquiagens, além de não ser nada agradável. Pior ainda é quando este excesso de oleosidade vem acompanhado de alguns “furinhos na pele”, que, na verdade, são os poros que estão dilatados e aparentes, quando o ideal é que eles não sejam percebidos a olho nu. E este aspecto tão indesejado é uma reclamação comum das mulheres brasileiras, uma queixa frequente nas clínicas de estética e no consultório dos dermatologistas. Mas se este é o seu caso, não se desespere. Os poros dilatados têm solução!

Segundo a médica dermatologista Karin Adriane Helmer, do Centro Especializado da Pele (Cepelle), os poros são a saída de uma glândula sebácea e eles ficam dilatados quando há oleosidade em excesso, que pode ser provocada por alguns fatores, entre eles, o envelhecimento cutâneo. “Característica genética, influência de hormônios e uso de suplementos à base de testosterona podem causar a dilatação dos poros. No entanto, pílulas anticoncepcionais não provocam o problema, ao contrário, hoje, muitas também são indicadas para controlar a acne e o excesso de oleosidade”.

Para amenizar a aparência dos poros, a médica explica que é possível passar produtos na pele, tomar medicamentos ou fazer procedimentos dermatológicos. “Para passar na pele, são indicados os sabonetes específico para peles oleosas. Mas eles nunca devem ressecar demais, dando a sensação de pele repuxada. Remover totalmente a oleosidade, com produtos muito concentrados, pode provocar um efeito rebote, causando mais oleosidade em seguida”. À noite, a médica recomenda usar cremes com ácidos, que renovam e fazem uma microesfoliação da pele.
Para o uso oral, Karin costuma receitar para os pacientes remédios à base de isotretinoína, medicamento que trata a acne severa e que pode ser útil em casos mais graves de oleosidade e poros dilatados. Já no consultório, é possível passar por procedimentos como os peelings com ácidos, laser de CO2 fracionado e laser fracionado não ablativo. “Eles atuam no colágeno da pele, rejuvenescendo, melhorando a oleosidade e a aparência dos poros”.

Cuidados diários

Para melhorar o aspecto dos poros dilatados a professora do Curso Superior de Tecnologia em Estética e Cosmética da Faculdade Opet Mariana Ribeiro de Paula, recomenda uma rotina diária de cuidados. “Como a causa base da dilatação dos poros está ligada à oleosidade, precisamos normalizar esta pele, mantendo o pH nem muito ácido ou muito básico e, neste sentido, o primeiro passo é fazer a higienização correta, pela manhã e à noite”.

Mariana ensina a ordem correta dos produtos. Pela manhã e à noite, inicie passando um demaquilante, produto que remove a maquiagem e as impurezas da pele. Depois, use um sabonete de limpeza, que pode ser à base de ácido glicólico ou salicílico. Em seguida, utilize um tônico. “Ele normaliza o pH da pele e é uma das etapas mais importantes da limpeza e manutenção. Produtos que contêm hamamélis são indicados”. A próxima etapa é hidratar, usando um gel, creme com toque seco ou uma borrifada de água termal. Para finalizar, filtro solar com as mesmas texturas. Só depois destes passos, vem a maquiagem. Uma vez por semana, a professora também indica uma esfoliação ou uma aplicação de máscara de argila, que desintoxica a pele.

Reforço

Para não errar, a maquiadora e professora de Visagismo e Colorimetria, Patrícia Nuevo, também da Faculdade Opet, dá algumas dicas. “Quando você tem poros dilatados, seu melhor amigo é o primer. Ele afina, uniformiza e deixa a pele suave e aveludada, disfar&,ccedil;ando o volume dos poros, além de fixar a maquiagem”, diz. Depois do primer, ela recomenda o uso de uma base sem óleo e que não seja cremosa, seguida de pó. “E lembre-se se de nunca usar produtos iluminadores ou com brilho, eles destacam o que queremos disfarçar”.