Cinco minutos para você!

Meditação garante benefícios para o corpo e para mente

Acordar cedo, ir para o trabalho, participar de reuniões, responder e-mails, cuidar dos filhos, dar atenção para o marido, deixar a casa em ordem. São tantas as atividades no dia a dia das mulheres que muitas vezes acaba não sobrando tempo para que elas cuidem de si próprias. Para relaxar e estarem mais dispostas, seja pelo aspecto físico, mental ou emocional, uma boa sugestão é a prática da meditação, uma técnica que trabalha com a concentração e que pode ser feita diariamente, em apenas poucos minutos.

Quem defende a meditação como um exercício saudável e estimula as pessoas a aderirem à técnica é a ONG Mãos sem Fronteiras, fundada na Espanha, com sede nacional em Curitiba. A ONG criou em 2013 um aplicativo para celular e a campanha mundial “5 Minutos, Eu Medito” para difundir a prática. “O objetivo do projeto é trazer bem-estar para as pessoas e promover a paz, como diz o lema da campanha: quando você tem paz, o mundo tem paz” explica a vice-presidente da Mãos sem Fronteiras Brasil, Eliane Padovani.

Eliane diz que em apenas cinco minutos diários a meditação já oferece muitos benefícios para o corpo e para a mente. “A meditação é uma prática milenar que possui embasamento em estudos científicos, sendo comprovadamente benéfica para as pessoas. Quem medita tem melhor desempenho em suas atividades físicas e intelectuais, tem melhora no funcionamento do organismo, melhora na qualidade do sono, maior capacidade de atenção e concentração, maior criatividade e capacidade de analisar e solucionar problemas, entre outras vantagens”, garante.

Indicada a pessoas de todas as idades, a prática fica ainda mais fácil com o aplicativo “5 Minutos, Eu Medito”, que pode ser baixado gratuitamente pelos sistemas Android e iOS. Ao abrir a ferramenta, a pessoa pode utilizar o cronômetro que calcula os minutos e ainda relaxar ao som da música emitida. “Meditar é muito simples, qualquer pessoa consegue. Com o aplicativo o praticante consegue reservar este tempo para a meditação, que pode ser feita uma vez ao dia, ou todas as vezes que a pessoa desejar” observa Eliane.

Adepta da meditação há dois anos, a chefe de cozinha Maria Isabel de Oliveira, 48 anos, é só elogios à prática. “Eu medito todos os dias e isto faz com que eu me sinta mais tranquila, mais centrada, com a memória funcionando perfeitamente e tendo boas noites de sono. A meditação também me ajuda a ter mais tranquilidade para tomar decisões ou resolver problemas. No começo tive dificuldades, mas hoje consigo meditar com mais facilidade”, conta.

Para meditar Maria também usa o aplicativo, que, para ela, está mais do que aprovado. “O aplicativo é muito legal e ajuda muito. Com ele você medita onde estiver, aprende a técnica (se não souber), cronometra o tempo correto e ainda pode compartilhar estas informações nas redes sociais. Gosto tanto que já indiquei para minhas amigas e colegas de trabalho”.

Meditação e ciência

O psicólogo, pesquisador e professor de neuropsicologia Fábio Eduardo da Silva, afirma que muitas práticas recebem o nome de meditação, o que pode dificultar os estudos científicos. “De forma geral, a meditação implica em modificar o estado de vigília pela concentração da atenção em determinado elemento interno (parte do corpo ou uma imagem criada na mente, com os olhos fechados) ou externo (como olhar para um foco a certa distância)”, explica. De acordo com ele, “tal estado produz alterações neurofisiológicas que modificam processos cognitivos e emocionais”.

Silva afirma ainda que a meditação faz bem para o organismo a curto e longo prazo. “A meditação ativa processos biológicos, fisiológicos e psicológicos ligados à saúde e ao bem-estar”, destaca. Entre os efeitos da meditação no cor,po estão a redução no consumo de oxigênio, na pressão sanguínea, na frequência cardiorrespiratória, além da liberação do cortisol e hormônios relacionados ao stress. A prática também aumenta a concentração de serotonina (neurotransmissor relacionado ao sono, apetite e bem estar) a melatonina (capaz relaxar o sistema nervoso central) e a capacidade de concentração.