Flagrante

Explosivos que detonariam 160 caixas são apreendidos

Policiais civis do Centro de Operações Policiais Especiais (Cope) capturaram três suspeitos de tentar vender 40 quilos de explosivos. Patrick Ramos Gaveliki, 19 anos, e as irmãs Nycolli de Farias, 20, e Cristiane de Farias, 33, foram detidos em um veículo no estacionamento de um supermercado em Pinhais. Foram apreendidos mais 2 quilos na casa do rapaz.

Segundo a polícia, o trio esperava o comprador quando foi surpreendido. No porta-malas do veículo, foram 40 quilos de emulsão explosiva e vários metros de cordel. As mulheres afirmaram que apenas tentavam revender os explosivos e acusaram Patrick de ter furtado os produtos. Na casa do jovem, no Boa Vista, conseguiram encontrar mais 2 quilos do mesmo material.

Para o delegado titular do Cope, Luiz Cartaxo, com esta quantia de explosivos é possível arrombar cerca de 160 caixas eletrônicos, tendo em vista que são utilizados 250 gramas do produto para cada crime. “Conseguimos evitar que esta quantia exorbitante de caixas eletrônicos fosse arrombada”. A polícia acredita que os explosivos tenham sido roubados de uma pedreira da região metropolitana, que havia denunciado o furto há algumas semanas.

Crianças

No momento da prisão, havia duas crianças, de 2 e 7 anos, dento do veículo. “Somente os cordéis já fazem uma explosão significativa. Talvez se não tivéssemos interferido hoje estaríamos relatando um grande desastre”, relata Cartaxo. “Faço um apelo para que seja mudada nossa legislação em relação a depósito das empresas que trabalham com estes produtos, pois a qualquer hora poderemos ter uma tragédia”, disse Cartaxo.

Os três suspeitos devem responder por furto e uso irregular de explosivos.