Pra aquecer o inverno

Ideal no frio, consumo de chás traz benefícios para a saúde

Estamos em pleno inverno e para aquecer o corpo nestes dias mais frios, nada melhor do que uma xícara de chá bem quentinha. Seja o chá propriamente dito ou infusão, hoje existe uma infinidade de aromas disponíveis para a escolha do consumidor nos supermercados, lojas especializadas e nas casas de chás. E para entender um pouco mais sobre este hábito que está tão em moda em nosso país, o TDelas foi conversar com especialistas na arte de degustar e preparar um bom chá.

Uma destas apaixonadas pelo chá e que consome o produto diariamente é Barbara Fingerle Ramina, que fez da paixão um negócio. Ela é proprietária da The Kettle – chá com simpatia. “Minha grande paixão sempre foi o chá. Assim, decidi abrir uma casa de chás em Curitiba, já que não existia nenhuma como as encontradas facilmente na Inglaterra ou na Alemanha, meu país de origem”, conta ela, que abriu o espaço há sete anos.

]Na casa de chás, localizada no bairro Mercês, é possível provar diversas misturas de aromas ou sabores: preto, verde, branco ou infusões. E quando o assunto é chá, saber escolher um bom produto é importante. De acordo com Bárbara, os vendidos à granel costumam ser melhores, pois são menos processados. “A dica é escolher as folhas maiores e as misturas sem muitos galhos e resíduos. Mas quem não quer gastar muito pode comprar as versões tradicionais em saquinhos. Nos supermercados já é possível encontrar marcas de qualidade”, diz.

Quanto à preparação, os chás e infusões têm recomendações específicas. “Chás mais delicados como o branco e o verde devem ser feitos com água quente, mas não em ponto de ebulição (fervura), para não queimar as folhas. Já as infusões com frutas e ervas, ao contrário, são feitas com água fervendo. E quanto ao tempo de infusão, verdes e pretos levam geralmente dois minutos para ficarem prontos. Infusões de frutas e ervas podem precisar de cinco a 10 minutos. Para não errar é bom observar a indicação do fabricante no rótulo do produto”, ensina a proprietária da casa de chás.

Os curitibanos têm se arriscado pelo universo dos chás e estão experimentando novos sabores. Na loja Moncloa Tea Boutique, por exemplo, os clientes têm procurado pelos chás gourmets da marca. A venda de chás e acessórios para a degustação tem sido grande. “Tivemos uma aceitação muito legal dos curitibanos, o que nos permitiu abrir a segunda loja em menos de um ano”, comemora o sócio proprietário da Moncloa, Rodrigo Lopes.

Marco Charneski
Ideal nesta estação, consumo de chás também traz benefícios pra saúde.

Faz bem pro corpo

Consumidos quentes ou frios, os chás, em geral, são benéficos ao organismo. De acordo com a nutricionista credenciada do Hospital Santa Cruz, Jennifer Partika, este é um hábito saudável, principalmente no inverno, por aumentar a ingestão de líquidos, melhorar a hidratação, o funcionamento intestinal, a digestão, além de contribuir com o alívio dos sintomas de gripes e resfriados.

“Mas apesar destes benefícios é preciso ter cuidado com o tipo de chá e com a quantidade ingerida. O chá verde, por exemplo, é um bom termogênico e estimulante, mas para quem é ansioso, tem pressão alta ou insônia é contraindicado. Outros chás como o hibisco e a cavalinha são diuréticos, que se consumidos em excesso, podem levar a desidratação. E os chás com can,ela precisam ser evitados por mulheres grávidas, pois esta substância por ser prejudicial ao bebê. Em caso de dúvidas não consuma mais de duas xicaras por dia de cada chá ou consulte seu nutricionista”, alerta Jennifer.

Conhecendo os chás pelo mundo

Consumidos há mais de cinco mil anos, o chá tem muitos apreciadores nos países ocidentais, mas segundo a tea designer Daniele Lieuthier, 27, é no oriente que a relação é mais afetiva. “O chá está para o asiático como o café está para o brasileiro. A bebida é consumida durante o dia todo, no café da manhã, almoço, jantar. O costume de tomar chá com bolo, tortas e biscoitos é ocidental, vem da Inglaterra. Na Ásia, o chá é tomado acompanhando refeições, ou tomado como água”, conta.

A jovem fez do chá seu estilo de vida. Em busca de conhecimento, viajou e aprendeu como diferentes culturas apreciam, cultivam e consomem o produto. “Cada país ou mesmo região tem seu jeitinho. Na Turquia, o chá é servido em copinhos de vidro em formato violão. No Marrocos, toma-se chá verde (chinês) com menta fresca. Na China e no Japão, o chá mais consumido é o chá verde. Na Tailândia a tradição é plantar e consumir Oolong. Na Índia, o chá mais popular é o chá preto misturado com especiarias, o masala chai”.

Daniele conta suas experiências de viagem por oito países no blog Caminho do Chá, que traz  informações sobre o trabalho em plantações de chás na Turquia, Tailândia e China. Com tanto conhecimento e dedicação, ela já planeja o próximo passo: abrir sua própria casa de chás em Curitiba ainda este ano.

Paraná Online no Google Plus

Paraná Online no Facebook