Surpresa desagradável

Equatorianos são extorquidos e roubados em Curitiba

O jogo entre Equador e Honduras, na Arena da Baixada, pela segunda rodada de grupos da Copa do Mundo, atraiu muitos turistas dos dois países a Curitiba. Mas seis equatorianos prometeram nunca mais voltar à cidade depois de viver episódios de violência, extorsão e furto. Três deles chegaram a ser presos pela Polícia Militar, na madrugada desta sexta-feira (20), acusados de sair de uma boate de striptease no Centro, sem pagar toda a conta.

Entretanto, ao chegar à Delegacia de Futebol e Eventos (Demafe), a polícia descobriu que na verdade os turistas eram vítimas de extorsão, praticada por seguranças e funcionários da boate.  Segundo o delegado titular da Demafe, Clovis Galvão, queriam cobrar um valor acima do que eles teriam utilizado no local e foi aí que começou o tumulto. “Aproximadamente mil dólares eram cobrados dos equatorianos”, contou.

Os homens se recusaram a pagar e foram agredidos. “Os seguranças da casa disseram aos policiais militares que os homens queriam sair sem pagar, mas a partir das imagens das câmeras de segurança da casa, vimos que os rapazes foram extorquidos, agredidos, até o momento em que um deles chegou a fazer as necessidades na roupa literalmente”, explicou o delegado.

Imagens

O vídeo divulgado pela delegacia mostra claramente que por volta das 2h da madrugada um dos turistas tenta pagar a conta no caixa e começa a discutir com a atendente e dois seguranças. Um deles da a volta por trás do cliente e lhe aplica uma ‘gravata’. Fica estrangulando o turista por cerca de três minutos, até que ele faz as necessidades nas calças e é solto no chão.

O delegado instaurou inquérito policial contra os seguranças, e um deles foi indiciado por extorsão. Ao fim das investigações ele deve ser preso e se condenado, pode pegar de 6 a 12 anos de prisão. Depois de serem ouvidos pela segunda vez, os equatorianos foram liberados. Os três estrangeiros voltaram ao hotel, no Centro de Curitiba, para passar a noite e pretendiam deixar a cidade logo após o jogo.

Punguistas

Os outros três equatorianos foram atacados por punguistas dentro de um biarticulado da linha Santa Cândida-Capão Raso, por volta das 14h40, quando seguiam para o estádio, pela Avenida Sete de Setembro. Quando o coletivo se aproximava da Rua Desembargador Motta, um dos turistas, de 37 anos, percebeu que sua pochete estava aberta. Descobriu que tinham furtado os ingressos dele e dos dois companheiros, além de mil dólares.

Um dos amigos dele apontou um homem suspeito, junto com duas mulheres. Policiais militares do 12.º Batalhão capturaram o trio suspeito. Com eles não foi encontrado os ingressos nem os dólares, mesmo assim, os três seguiram detidos para a Demafe junto com os turistas.

Os equatorianos foram ouvidos por um policial que fala espanhol. Com o boletim de ocorrência em mãos, por volta das 16h, seguiram até o stand da Fifa, no Shopping Pátio Batel, para reimprimir os ingressos e foram assistir o jogo. O homem e as duas mulheres suspeitos foram ouvidos e liberados.

Balanço

Desde o início do Mundial de futebol, segundo a Demafe, apenas três crimes que vitimaram turistas foram atendidos pela polícia em Curitiba. Além destes dois trios de equatorianos, um turista alemão teve o celular roubado na semana passada, enquanto caminhava pela Rua Lamenha Lins. O caso foi investigado pelo 1.º Distrito Policial.