Tecnologia a favor da beleza

Novidades em cosméticos prometem facilitar o dia a dia

Para ficarem lindas, as mulheres têm à sua disposição uma variedade cada vez maior de maquiagens e cosméticos para a pele, unhas e cabelos. Com o avanço das pesquisas e os investimentos da indústria, os produtos estão chegando ao mercado com tecnologias inovadoras, seja na maneira de usar ou no resultado que alcançam. Entre as novidades, chamam a atenção produtos como blush líquido, xampu seco, sabonete demaquilante, entre outras criações que prometem trazer mais praticidade e rapidez para a rotina de cuidados do público feminino.

Segundo a coordenadora do curso de Estética e Cosmética da Faculdade Opet, Roxane Wirschum Silva, a indústria da beleza no Brasil está em constante expansão. “Somos o segundo maior mercado consumidor de cosméticos no mundo. Perdemos apenas para os Estados Unidos. Para agradar este público imenso, os fabricantes se esforçam para produzir produtos mais atraentes e eficazes”, comenta.

Para Roxane, entre as principais tendências da área, estão os cosméticos produzidos com o uso da Nanotecnologia. “Com a Nanotecnologia, os ativos dos produtos apresentados em moléculas muito pequenas permeiam a pele ou a estrutura dos fios de cabelo com maior facilidade, melhorando a absorção dos cosméticos. Em visita à última edição da feira Hair Brasil Fashion Show, realizada este mês em São Paulo, pude conferir que várias marcas estão lançando produtos com esta tecnologia, como os séruns para o crescimento dos fios dos cílios e da sobrancelha e os finalizadores pós-química”, revela.

A professora ainda lembra que, antes de usar um produto novo, é importante tomar alguns cuidados, como pesquisar a procedência e a qualidade das formulações, além de buscar informações para confirmar se a indicação é adequada ao seu tipo de pele ou cabelo. “Os fabricantes provocam desejo e criam necessidades no consumidor. Alguns produtos vêm para agregar e trazer benefícios às consumidoras, mas outros são apoiados basicamente em uma boa estratégia de marketing, não sendo melhores que as versões tradicionais. Conversar com seu dermatologista, cabeleireiro ou maquiador de confiança pode ajudar, no caso de dúvidas se vale a pena ou não investir em uma novidade”, ensina Roxane.

Elas sempre querem mais novidades

Os cosméticos já despertam a atenção das mulheres de modo geral. Mas, quando os produtos são apresentados em embalagens descoladas ou com apelo futurístico, é difícil encontrar entre elas quem resista e passe imune às novidades. A blogueira Thais Marques, integrante do blog Coisas de Diva, conta que suas leitoras adoram estes produtos diferentes. “Quem lê o blog gosta de novidades. Sentimos que as meninas ficam bem empolgadas quando surge algo inovador no mercado, assim como nós. Pessoalmente, acho interessantes os aplicadores diferentes de máscaras para cílios e os produtos para pele com multibenefício, afinal, vivemos correndo e ser prática na hora da arrumação ajuda bastante”.

E para aprender a aplicar os produtos, as leitoras também recorrem às dicas dadas por Thais e suas parceiras no blog. “Elas querem saber como usar cada um deles, tanto em relação à aplicação em si quanto à ordem mais adequada quando combinados a outros produtos de uso conhecido. Elas perguntam, por exemplo, qual a melhor forma de aplicar o blush líquido ou como usar o BB Cream associado a outras maquiagens para a pele do rosto”.

Para Thais, alguns dos produtos são uma evolução das fórmulas originais, outros são até mais difíceis de usar. “Gosto das apresentações diferentes dos produtos tradicionais, como por exemplo, a base em pó. Para aplicar, basta um pincel. Mesmo quem não tem muita prática no uso consegue usá-la facilmente, e a cobertura, dependendo do produto, não deixa a desejar. Mas, essas novidades também podem até atrapalhar em vez de ajudar. Certa vez, criaram umas sombras em cartela que replicavam as posições onde deveriam ficar nos olhos. Para aplicar, bastava grudar o papel na pálpebra, esperar e retirar. Experimentamos e ficaram um desastre! Neste caso, é melhor investir nas versões normais”, opina.