Companhia

Ter uma parceira facilita na hora de fazer atividades físicas

Fazer uma atividade física traz benefícios para o corpo, para a saúde e até para mente, isto todo o mundo já sabe. O problema é que, com a correria do dia a dia, muitas pessoas acabam deixando a academia e os esportes de lado, muitas vezes não só por não terem tempo, mas por não se sentirem motivadas a seguir com os exercícios. Para elas, na hora de malhar, uma saída pode ser contar com a presença de um personal trainer, uma amiga, o marido ou outro parente. Afinal, com uma boa companhia, qualquer atividade ser torna muito mais fácil e prazerosa.

Foi pensando em alcançar um objetivo em comum e ainda se divertir que as amigas Kelly Stachewski, de 29 anos, e Daniele Bidinoto, de 23, decidiram se exercitar em dupla e contratar os serviços de uma personal trainer. “Nós somos amigas desde criança e estamos sempre juntas. E como nós queremos emagrecer, resolvemos adotar uma rotina de exercícios juntas”, relata Kelly.

Malhando juntas há menos de um mês, a dupla já comemora os primeiros resultados. “Na primeira semana, emagreci dois quilos e perdi um centímetro de cintura. Estou bem feliz, está sendo divertido me exercitar junto com a minha amiga. E o fator economia também conta, já que dividir o valor da aula facilita para as duas”, conta Danielle. Para ela, fazer uma atividade em dupla estimula a parceria e uma competição saudável entre elas. “Uma quer ver a outra mais bonita. Para fazer dar certo, também estamos cuidando da alimentação, tanto que, quando não estamos juntas, trocamos receitas de alimentos saudáveis pelas redes sociais”.

Especialistas aprovam a estratégia

Quem orienta as amigas inseparáveis é a personal trainer Thais Godke Stachewski, prima de Kelly, que confirma a percepção das duas de que ter uma companhia pode ser um diferencial para quem deseja começar ou se manter praticando os exercícios. “Ter alguém ajuda bastante. Esta parceria faz com que uma pessoa incentive a outra a combater a preguiça, sem faltar ou desistir das aulas”.

Thais explica que o comprometimento com o outro e a competição saudável que se estabelece entre as duplas ou grupos faz bem para as atletas, profissionais ou amadoras. “É também uma característica feminina, a mulher gosta de ter alguém para conversar, até durante os exercícios”.

A psicóloga do esporte Chayane Godoy concorda. Segundo ela, qualquer atividade em grupo já tem um caráter social importante, capaz de promover a integração das pessoas. “Quando você combina de se exercitar com alguém, você assume um compromisso perante essa outra pessoa. Este compromisso é capaz de motivar, incentivar e promover aderência ao exercício”.

Com a atividade física passando a ser encarada como algo leve e divertido, seguir praticando acaba ficando mais fácil. “E ainda há outras vantagens além da melhora do condicionamento físico e qualidade de vida. Casais que caminham, correm ou se exercitam juntos sentem os benefícios que esta proximidade e cumplicidade trazem para o relacionamento”, lembra a psicóloga.