Feminicídio?

Ex em fúria! Duas mulheres são mortas em noite violenta na RMC

Duas jovens foram mortas entre a noite de segunda-feira (30) e a madrugada desta terça-feira (31) na Região Metropolitana de Curitiba (RMC). Apesar de não confirmado pela polícia, em ambos os casos, a suspeita é de que os ex-namorados tenham sido os autores dos crimes, o que faria das mortes dois casos de feminicídio.

O primeiro crime aconteceu ainda na noite de segunda, na Rua Curió, em Araucária, próximo a um parque aquático. Era por volta de 21h quando, não se sabe o porquê, Jéssica de Oliveira da Silva, 22 anos, foi assassinada com pelo menos dois tiros que acertaram o peito da moça. O crime aconteceu na frente da filha, uma garota de dois anos. 

Ela chegou a ser encaminhada ao Hospital Municipal de Araucária, mas não resistiu. Sobre o crime, muito pouco foi passado pela Polícia Militar. Apesar disso, informações ainda não confirmadas pelos policiais dão conta de que a jovem estaria discutindo com um ex. O homem, que tem 33 anos, não aceitaria o fim do relacionamento.

Nas redes sociais, uma foto do suspeito já circula, mas a polícia ainda não confirma a suspeita. De acordo com os policiais da Delegacia de Araucária, o suspeito já foi identificado e seria o ex-marido de Jéssica.

Conforme as primeiras informações, os dois teriam discutido por causa da guarda de uma filha em comum, no momento em que Jéssica buscava a criança na casa do pai. A polícia procura pelo suspeito, que não teve o nome divulgado, e também por testemunhas, que devem ser ouvidas. 

Jéssica e Kamila foram mortas a tiros. Suspeitos ainda estão soltos. Fotos: Reprodução/Facebook.

Quatro Barras

Já na madrugada, por volta de 00h40, foi registrado o segundo assassinato na RMC. Kamila Montim dos Santos, 23 anos, foi morta na Rua Altevir Alves Cordeiro, Jardim Pinheiros, em Quatro Barras. Foram vários disparos contra a jovem.

O suspeito do assassinato, mais uma vez, seria o ex de Kamila, que inclusive teria terminado o relacionamento por estar cansada de agressões. Segundo a polícia, ela estava em casa com outro rapaz, quando o ex chegou e atirou contra a jovem, que até já teria registrado boletins de ocorrência contra o rapaz.

Kamila teria pedido uma medida protetiva contra o ex, para evitar que ele se aproximasse dela. Mas ao saber do novo relacionamento, o rapaz surtou e começou a ameaça-la. Depois do crime, ele conseguiu fugir.

A Delegacia de Quatro Barras apura as informações e procura pelo suspeito, que já foi identificado, mas também não teve o nome divulgado. Os policiais buscam também por possíveis testemunhas do crime e imagens de câmeras de segurança. A Polícia Civil espera confirmar, nas próximas horas, a autoria do crime para pedir o mandado de prisão.  

Feminicídio

De acordo com o Instituto Avante Brasil, uma mulher morre a cada hora no Brasil. Dos crimes, quase metade dos homicídios são dolosos, praticados em violência doméstica ou familiar com uso de armas de fogo.

Pouco falado, o crime de feminicídio entrou em vigor em 2015, a partir da lei 13.104/15. Essa nova norma alterou o código penal para incluir o crime que for praticado contra a mulher por razões da condição de sexo feminino, que inclui duas hipóteses: violência doméstica e menosprezo ou discriminação à condição de mulher.

O feminicídio se tornou uma modalidade de homicídio qualificado e, portanto, faz parte dos crimes hediondos. A lei acrescentou ainda um artigo estabelecendo causas de aumento de pena para o crime de feminicídio. Nos casos em que ficar comprovado este tipo de crime, a pena pode ser aumentada de 1/3 até a metade se for praticado durante a gravidez ou nos 3 meses posteriores ao parto, contra a,dolescente menor de 14 anos, maior de 60 anos ou com deficiência e na presença de ascendente (avós, mãe e pai) ou descendente (filho, neto, bisneto) da vítima.