Interior

Presos são transferidos após policiais controlarem motim

Dez presos da cadeia de Palmeira, na região dos Campos Gerais, foram transferidos anteontem, logo após equipes policiais conseguirem controlar um motim que começou no início da manhã na unidade. Segundo a Polícia Civil, os detentos foram transferidos temporariamente, e retornarão à cadeia na sexta-feira. O espaço, que tem capacidade pra 17 pessoas, abrigava 47 presos no momento do tumulto.

O deslocamento temporário, conforme a polícia, foi necessário para que a cela danificada seja consertada. Durante o motim, parte da grade do espaço foi arrancada pelos detentos, que tentaram fazer um plantonista de refém. Contudo, o plantonista, que tinha se dirigido à área das celas para entregar o café da manhã, conseguiu fugir e trancar a porta do acesso principal às galerias. A tentativa foi descoberta pelos policiais de plantão por meio de imagens das câmeras de segurança. Com a chegada da Polícia Militar, os detentos deixaram o pátio de sol e entregaram as serras que estavam utilizando na tentativa de fuga.

Nova Esperança

Em Nova Esperança, na região Noroeste do Paraná, dez presos fugiram pelo teto da delegacia, na segunda-feira também. Até a noite de ontem, nenhum preso havia sido recapturado.

De acordo com o Departamento de Execução Penal do Paraná (Depen-PR), os presos cerraram a grade da cela, foram até o pátio de sol e abriram um buraco na laje do banheiro do solário, por onde escaparam.

Ainda de acordo com o Depen-PR, a delegacia conta com circuito de câmeras, mas a visibilidade foi dificultada pelo local escuro escolhido pelos presos pra fuga.