Brincando com fogo

Fechada loja com 800 quilos de fogos de artifícios irregulares e balões

Um rapaz de 27 anos, proprietário de uma loja de fogos de artifício, no bairro Fazendinha, foi preso por policiais da Delegacia de Explosivos, Armas e Munições (Deam), na segunda-feira (27). Segundo a polícia, ele mantinha 800 quilos de fogos de artifícios, mais de 20 balões e vários equipamentos para a prática desse crime, tudo sem a devida autorização para a venda.

Além dos fogos apreendidos, o jovem mantinha também mais de 50 carretéis de linha cerol. Ele também tinha para a venda inúmeros frascos de líquidos que seriam transformados em cerol.

Segundo o delegado Vinícius Borges Martins, os policiais chegaram até a loja através de uma denuncia anônima. “Como se trata de um crime ambiental, fomos imediatamente ao local e confirmamos que, além da documentação necessária para vender os fogos de artifício, ele também tinha outros produtos ilegais na loja”, explicou o delegado.

Além de todos os produtos ilegais dentro da loja, os equipamentos de segurança básicos, como extintores, estavam vencidos. “Um risco iminente para ele próprio e, principalmente, para a vizinhança”, disse.

O rapaz foi indiciado por crime ambiental e exposição ao perigo de vida. Ele também vai ter que pagar uma multa, por não possuir alvará de funcionamento do estabelecimento, e por vender balões e comercializar cerol. “Se ele quiser, ele até pode ir atrás de toda a documentação necessária para reabrir a loja e, se comprovar que os fogos de artifícios são lícitos, pode recuperá-los. Mas vai ter um certo trabalho”, explicou Vinicius Borges.

Segundo a polícia, o jovem é reincidente na prática. O delegado alertou que os vizinhos são os principais parceiros da polícia para encontrar pessoas como o rapaz que foi preso. “Isso porque são os moradores que estão expostos ao risco”. As denúncias podem ser feitas pelo telefone da Deam (41) 3883-7131, pelo 181 ou pelo e-mail da delegacia: deam@pc.pr.gov.br.

Crime

O crime ambiental proíbe a prática de soltar, vender e expor venda de balões. Também é proibida a comercialização e confecção da cola conhecida como cerol e linha chilena. A legislação prevê pagamento de multa de até 20 salários mínimos. Para os fogos de artifício é preciso de autorização e eles devem ser dispostos em uma área específica, pelo risco oferecido por serem inflamáveis. 

Paraná Online no Facebook