Crime que se adapta

Em tempos de crise, até a bandidagem muda de estratégia para roubar

Os ladrões das estações-tubo de Curitiba tiveram que se adaptar ás mudanças no transporte coletivo. Com o estímulo ao uso do cartão-transporte e a consequente redução de dinheiro em caixa, eles passaram a praticar “arrastões” nos ônibus. É o que acredita o diretor da Guarda Municipal, inspetor Claudio Frederico de Carvalho. No domingo, quatro pessoas foram detidas e uma adolescente apreendida depois de arrastões no Interbairros III e no Santa Cândida/Capão Raso. O aumento nos arrastões, segundo o inspetor, começou em maio.

Desde então, foram registradas 14 ocorrências. Claudio disse que são grupos diferentes que praticam os crimes. Conforme o diretor da GM, os bandidos costumam entrar nos ônibus como passageiros e, quando passam por locais mais isolados, assaltam. “Geralmente estão em dois para mais”, afirmou.

Prisões

No domingo, três homens que vieram de São José dos Pinhais renderam o cobrador do Interbairros III e pegaram os pertences dos passageiros. Dois foram presos pela Polícia Militar, com um simulacro, e o terceiro, pela GM, com uma arma de fogo. Outro assalto que ocorria no Santa Cândida/Capão Raso foi interrompido pelos guardas, e uma adolescente, de 13 anos, e dois homens foram capturados.

A estratégia da GM para diminuir os arrastões é o aumento de abordagens aos passageiros. Conforme o inspetor, elas não tem data, horário ou local definido. Já foram flagradas pessoas por porte ilegal de armas e com entorpecentes.