Natureza no caminho

Homem assalta mercado e morre ao bater contra árvore na fuga

Telmo Toni dos Santos Birk, 21 anos, morreu ao bater a moto que pilotava contra uma árvore, no Umbará, terça-feira. Ele tinha acabado de assaltar um supermercado da Rua Nicola Pelanda, de onde levou R$ 534, e estava sendo perseguido pela polícia, quando se perdeu na direção e bateu.

De acordo com Ronald Redes, superintendente do 13.º Distrito Policial, os policiais militares pediram que o jovem parasse. Ao invés disto, o rapaz fez menção de que sacaria uma arma. Os policiais revidaram com quatro tiros, Telmo se perdeu na direção e bateu numa árvore. Ele morreu dentro da ambulância do Siate, a caminho do Hospital do Trabalhador. A polícia aguarda laudos para saber se o rapaz bateu a moto porque foi baleado, ou simplesmente porque se perdeu na direção.

Há suspeitas de que este seja o segundo assalto que Telmo cometeu contra o mesmo mercado. Segundo Redes, o jovem já tinha antecedentes criminais e estava em liberdade condicional. No revólver que ele portava havia quatro projéteis, dois intactos e dois “picotados”, ou seja, que o gatilho da arma chegou a ser disparado, mas a arma não funcionou e deixou os projéteis marcados. Não se descarta a possibilidade que sejam tiros que o jovem tentou dar contra os policiais.

O superintendente reforça que qualquer denúncia de crimes da região pode ser passadas para a delegacia, mesmo que anonimamente, no telefone (41) 3579-2600.