Caça aos punguistas

Operação contra “batedores de carteiras” prende três

Com a chegada das festas de fim de ano e o recebimento do 13.º salário, aumentam o número de furtos nas áreas de comércio e em terminais de ônibus e a necessidade de prestar atenção a quem está ao redor. Os batedores de carteira, punguistas e “cavalos-loucos” agem geralmente em grupos e, muitas vezes, as vítimas não sabe nem a quem culpar.

Policiais do 1.º Distrito Policial (Centro) prenderam seis pessoas suspeitas de aterrorizar pedestres na região central. Todos os abordados, segundo o delegado Vinicius Borges Martins, tinham passagens por furto, roubo e porte ilegal de arma.

Dos detidos, apenas três ficaram presos por serem foragidos. Os outros foram liberados por falta de provas, mas foram fichados e fotografados para futuros reconhecimentos.

Os presos, bem nervosos, identificados como Fábio Rodrigo de Souza, 38 anos, Carlos André de Souza Manzo, 32, e Adenilson Jorge Ramos, 21, disseram não estar envolvidos com os furtos na região central. “Acabamos de fugir, nem tínhamos como agir tão rápido assim”, disseram. Um deles, Adenilson, afirmou ser do Primeiro Comando da Capital (PCC), mas não quis entrar em detalhes.

Alerta

Para o delegado, a operação serve como alerta para que as pessoas tomem cada vez mais cuidado nas ruas. “Bolsas e carteiras são os principais alvos. Sempre faça questão de mantê-las por perto do corpo e não descuide, porque os bandidos são rápidos”, alertou Vinicius Borges Martins.

Nesta época do ano, marginais, homens e mulheres, agem sempre em grupos de cinco ou mais. A principal dica, segundo o delegado, é ter atenção ao andar nas calçadas e ao sair de lojas e bancos. “Se estiver andando na rua e reparar que existe um grupo de pessoas parados, observando quem passa em atitude suspeita, sem que estejam trabalhando, desvie. Em seguida avise a Guarda Municipal, Polícia Militar ou a Polícia Civil”, orientou o policial.

O delegado pediu que comerciantes fiquem atento aos clientes e colaborem com a segurança. Denúncias podem ser feitas pelo 190, da Polícia Militar, o fone 153, da Guarda Municipal ou diretamente ao 1º DP, pelo 3326-3400.