Queda do "morcego"

“Batman” do mal é preso na divisa do Paraná com Santa Catarina

O bandido apontado como líder de uma quadrilha, especializada em assalto a carros-fortes e procurado em três estados, foi preso na madrugada de ontem, em abordagem de rotina da Polícia Rodoviária Federal. Rogério Mattos da Luz, 36 anos, o “Batman”, estava em um veículo, com um jovem, de 22 anos, quando foi abordado em Garuva (SC), na divisa com o Paraná.

A dupla estava em um Golf com placas de Curitiba e Rogério teria apresentado documentos falsos aos policiais. Ele alegou estar indo para Joinville. Os agentes desconfiaram dos documentos, pois a carteira de identidade era de Minas Gerais e a habilitação de motorista (CNH), do Pará. Em uma verificação mais aprofundada foi descoberto que se tratava do fugitivo.

O detido foi encaminhado ao Departamento de Investigação Criminal (DEIC) de Florianópolis (SC). “Estamos investigando a ligação de Rogério com um assalto a uma agência bancária na cidade de Santa Cecília”, relata Anselmo Cruz, delegado da divisão antissequestro do DEIC. “Ele também foi autuado em flagrante por porte de documentação falsa”, explica Anselmo. O rapaz que o acompanhava também foi levado à DEIC para prestar depoimento.

Solto

Rogério é considerado um dos assaltantes de carros-forte mais procurados do País e tem quatro mandados de prisão em aberto. O suspeito já foi preso duas vezes. Ele é procurado no Paraná, Santa Catarina e Rio de Janeiro. Informações dão conta de que ele sempre está acompanhado de um especialista em explosivos e fuzil.

As últimas idas de Rogério para a cadeia ocorreram em 2007 e em 2012. Esta última foi feita pelo Cope, que encontrou a quadrilha em duas mansões luxuosas no Rio de Janeiro. Antes disso eles tentaram se esconder na Bahia e no Espírito Santo.

Batman ganhou o benefício do regime semiaberto na Colônia Penal Agroindustrial, de Piraquara, em 17 de abril. No dia seguinte, não se apresentou na CPAI e foi dado como foragido.