Conhece o vândalo?

Câmera de segurança de loja de Curitiba flagra pichador em ação

Não são somente adolescentes que se “armam” com uma lata de spray para atacar o patrimônio público e privado e poluir a cidade. De acordo com a Guarda Municipal, o perfil médio do pichador é de pessoas com idade de 13 a 36 anos, de classe média e com ensino médio. Caso divulgado na terça-feira (9), comprova que não são só moleques que perdem tempo para sujar o que outros custam a limpar ou afrontar o que ele acredita ser um poder.

A câmera de segurança de uma loja de suplementos alimentares do Alto da Rua XV flagrou um homem, aparentando perto de 30 anos, pichando a porta do estabelecimento, na semana passada. O dono da loja prestou queixa e aguarda que o vândalo seja detido e o prejuízo ressarcido. Nas imagens divulgadas, o pichador, com barba e bolsa a tiracolo, aparece sozinho, mas teria chegado de bicicleta com um comparsa.

O inspetor Cláudio Frederico Carvalho, da Guarda Municipal, explicou que nem o bairro e nem a forma de agir são comuns. Geralmente, conforme levantamento da GM, os principais alvos estão na região central, como a Praça do Skate, no São Francisco, a Rua Inácio Lustosa e o Largo da Ordem, além da Rua XV de Novembro e algumas áreas do Juvevê. “As pichações ocorrem, na maioria das vezes, com o pichador acobertado por multidão, como ocorre na saída de jogos de futebol”, detalhou.

Com relação à idade dos delinquentes, Frederico contou que já foi detido um pichador com mais de 50 anos. “São pessoas que querem afrontar o poder, mas cometem crime ambiental”, comentou o inspetor. Os adultos detidos recebem penas alternativas e pagam multa de R$ 1.683,84. “Conversamos com o Poder Judiciário para que medidas mais severas sejam adotadas contra pichadores adultos. Eles servem de modelo deturpado aos mais jovens e influenciam as atitudes delituosas de adolescentes”, comentou o inspetor.

O inspetor da GM pede a quem flagrar pessoas depredando patrimônio que denuncie pelo telefone 153. “Se a pessoa vir o imóvel vizinho ser vítima de pichadores e não denunciar, poderá se tornar o próximo a ter a propriedade danificada. O denunciante deve informar quantas pessoas participam do ato e que roupas vestem”, disse Frederico. Ele também alertou que é proibido vender tintas em spray para menores de 18 anos, sob multa de superior a R$ 4 mil, e o adulto deve fazer o registro na loja para comprar o produto.

Confira o flagrante da pichação:

Paraná Online no Google Plus

Paraná Online no Facebook