Vidas secas

Falta de água afetará 33 países até 2040, aponta estudo

Nos próximos 25 anos, mais de 30 países enfrentarão crises hídricas de alto risco, de acordo com dados de um relatório elaborado pelo World Resources Institute (WRI), que mediu a demanda e a disponibilidade de água em 167 nações.

Desses 33 países, 14 se localizam no Oriente Médio e possuem problemas de instabilidades políticas e sociais. De acordo com os especialistas, a escassez de água contribuiu para a revolta que irrompeu na Síria e que resultou posteriormente na guerra civil. A água também teria tido um desempenhou um papel importante no conflito entre Israel e o território palestino, apontou o relatório.

Mas a escassez de recursos hídricos afetará nos próximos anos outras partes do mundo. Chile, Estônia, Namíbia e Botsuana podem experimentar um forte aumento do estresse hídrico nas três décadas futuras, com repercussões em empresas, companhias agrícolas e comunidades.

Também as superpotências globais como EUA, China e Índia não estão imunes aos riscos, segundo o estudo. O nível de estresse hídrico, mantendo-se constante em nível nacional, pode aumentar entre 40% e 70% em algumas áreas, como o sudoeste norte-americano ou a província chinesa de Ningxia.

Voltar ao topo