Beleza perigosa!

Cuidado! Esmalte pode causar câncer e infertilidade

Unhas feitas, pintadas com esmalte na cor preferida é um dos momentos que as mulheres mais adoram. Mas talvez o que elas não saibam é que este hábito de estar sempre com as mãos bonitas pode custar muito caro.

O problema está em alguns dos componentes do esmalte: tolueno, formaldeído e ibutyl ftalato. O chamado trio tóxico pode causar câncer e problemas hormonais, como infertilidade. O alerta é do epidemiologista Dr. Thu Quach, a Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, que apontou problemas que cosméticos podem causar.

De acordo com estudo do epidemiologista, o Tolueno, usado como solvente, pode afetar o sistema nervoso central e causar danos no sistema reprodutivo. O problema pode ir além do simples contato dos produtos com as unhas. De acordo com o estudo, a inalação de alguns destes químicos pode aumentar o risco em salões de beleza que não possuem uma ventilação adequada.

O alerta é estendido também às manicures que ficam expostas o tempo todo sob ação deste produtos. O estudo relata que a exposição prolongada pode causar náusea, alergia, irritações na pele e problemas respiratórios, e dá entender que os salões de beleza não estão preparados adequadamente para trabalhar com estes produtos.