Até logo!

Com o fim do verão, é hora de se recuperar dos exageros do calor

O verão acabou há menos de uma semana, mas as marcas dos dias ensolarados ainda persistem na memória, no cabelo e na pele de muita gente. Isso porque, durante a estação mais quente do ano, algumas pessoas acabam exagerando na exposição ao sol e nos banhos de mar e piscina. E é justamente essa combinação de sal, cloro, calor e radiação solar que danifica a pele do corpo, do rosto e os cabelos. Mas se você abusou e não tomou os devidos cuidados, fique tranquila, há tempo e técnicas adequadas para consertar os danos.

Nesta época do ano, de acordo com a médica dermatologista Cristhiane Likes Mischiatti Fontoura, as queixas mais frequentes são as manchas no rosto e no corpo, ressecamento do cabelo e micoses pelo corpo. “Depois de toda essa exposição, muitas mulheres percebem manchas escuras na pele, principalmente no rosto (melasma). Outro problema comum é o aumento da oleosidade e da acne por uso de protetores solares inadequados ao tipo de pele. Além disso, o cabelo sofre muito com o sal e a piscina, tornando-se ressecado e sem brilho”.

Para mudar este cenário e melhorar o visual, ela indica quais tratamentos podem ser feitos no outono. “Uma das opções é o uso de cremes clareadores junto com o protetor solar. Aliado a isso, uma limpeza de pele e hidratação correta podem melhorar e muito a pele. Esta também é a melhor época para fazer peelings e tratamentos a laser”. No caso dos peelings e do laser, eles podem ser utilizados para tratar manchas e atuar no rejuvenescimento facial. “Eles fazem uma abrasão (raspagem) da pele, que pode ser superficial ou profunda, dependendo do tipo de ácido ou do laser utilizado. Com isso, ocorre uma descamação e renovação da pele. Mas é imprescindível a avaliação de um dermatologista para a indicação desses procedimentos, que são contraindicados para mulheres grávidas e pessoas com alguma infecção ativa na pele, como o herpes”.

Força aos fios

Não menos importantes, os cabelos também merecem uma atenção especial no período pós-verão. Segundo a cabeleireira Dodô, do Expert Beauty Center Cabral, os estragos tradicionais da estação têm conserto. “Precisamos avaliar os danos de cada cabelo. Tem cabelo que precisa de limpeza das pontas, outros retirar o excesso de cloro acumulado, fazer correção da cor e, para praticamente todos, indico uma boa hidratação”.

Para cabelos finos e quebradiços, o tratamento sugerido pela profissional é a cauterização, que faz uma reposição da queratina. Para os fios secos e volumosos, o indicado é a reconstrução capilar, que repõe queratina, aminoácidos e lipídios. “Hidratação com máscara ou com ampolas são indicadas para cabelos mais saudáveis, naturais, que estão apenas com as pontas secas. E, independente do tipo do fio, as hidratações devem ser feitas semanalmente”.

Para os loiros que ficaram esverdeados, Dodô indica uma limpeza no salão, com um xampu especial. “Este xampu retira o cloro, em até três aplicações. A mulher não deve se desesperar e querer passar tinta em cima do esverdeado, isso pode fragilizar o fio e levar o cabelo ao corte químico”, garante.

Pele uniforme e luminosa

Em clínicas de estética, também é possível reverter os danos acumulados durante o verão. Para tratar a pele do rosto, a especialista em estética e cosmética e diretora da Vitaclin Estética e Bem Estar, Daniele Florêncio, recomenda passar por uma avaliação e, em seguida, por uma limpeza de pele, feita mensalmente de maneira tradicional ou com a hidrosucção, técnica que faz a sucção de cravos e impurezas da pele, sem deixar marcas.

Depois, com a pele limpa, a mulher pode optar por máscaras de hidrata&cc,edil;ão, que devolvem os nutrientes necessários para a pele. Para as manchas, é possível utilizar laser e peelings, químicos ou mecânicos como o de diamante ou de cristal. “Quem está com manchas, células mortas e pele sem viço pode se submeter quinzenalmente a uma esfoliação facial e também corporal, que, feitas da maneira e com a intensidade corretas, removem as células mortas e ativam a circulação sanguínea, deixando a pele uniforme, luminosa e hidratada”, indica.