Adeus às rugas

Novas técnicas permitem reduzir as temíveis rugas no rosto

Manter-se jovem e bonita não é uma tarefa fácil, mas, felizmente, com o auxílio da medicina e dos cosméticos, é possível conseguir bons resultados neste sentido. Quando o que incomoda e ameaça o charme feminino são as temidas rugas e os detestados pés-de-galinha, a melhor alternativa ainda é marcar uma consulta com um dermatologista para definir as estratégias e iniciar o ataque à estas inimigas do rosto jovial.

Independente do grau que apresentam, a rugas podem sair perdendo nesta batalha, afinal, todas podem ser tratadas ou amenizadas de alguma forma. É o que afirma a médica dermatologista Vanessa Galleazzi Stoppa, da Clínica da Pele Annia Lourenço. “O combate a rugas e pés-de-galinha tem melhores resultados se o tratamento for iniciado cedo, de maneira preventiva, quando a paciente ainda apresenta uma pele jovem. O que vai influenciar no resultado final é justamente a precocidade dos cuidados. Quanto mais o tempo passa, mais difíceis e demorados são os tratamentos”.

A médica ressalta que quem deseja ter uma pele bonita ao longo da vida precisa caprichar na proteção, antes mesmo de pensar nas rugas. “O protetor solar é o melhor amigo de quem quer prevenir o envelhecimento da pele”. Mas, se as primeiras rugas já deram o ar da graça, a indicação é buscar soluções para atenuá-las. “Aos 25 anos, a mulher já pode iniciar os tratamentos anti-idade, já que é nesta época que começam a surgir as primeiras rugas, ainda finas e pouco evidentes. Nesta fase, os procedimentos tendem a ser mais leves, já que as rugas ainda são suaves”.

Para quem já tem rugas, principalmente na região da testa, nariz, entre as sobrancelhas, próximo aos olhos, incluindo os pés-de-galinha, a indicação da dermatologista, entre outros tratamentos, é a utilização da toxina botulínica, substância que paralisa temporariamente os músculos da face, que a cada movimento ou mesmo pela ação do tempo, marcam a pele e provocam as rugas. “Hoje, a toxina botulínica tem um importante papel como tratamento preventivo, já que ela evita que as rugas continuem evoluindo. No caso de sinais mais profundos, com a paralisação dos músculos, ela também ajuda a tornar o aspecto da pele mais liso”.

Além da toxina botulínica, ela explica que, depois de uma avaliação da pele da paciente, também é possível prescrever outros procedimentos. “Não podemos olhar só para as rugas. Precisamos avaliar o rosto da paciente de forma integral, para verificar quais sinais da idade precisam ser tratados. Quando as rugas e os pés-de-galinha são o que mais incomodam, elas também podem recorrer a alguns tipos de peeling e laser, que agem estimulando a produção de colágeno e melhorando a aparência da pele”. Além dos procedimentos realizados no consultório com o dermatologista, o tratamento e a prevenção podem continuar em casa, com protetor solar e cremes anti-idade

Na mesa do cirurgião plástico

Mas mesmo se caprichando no protetor solar, nos cremes e tratamentos, as rugas continuam evidentes, a saída pode ser recorrer às habilidades de um cirurgião plástico. “Na cirurgia plástica, com uma ou com mais técnicas associadas, podemos tratar as rugas mais profundas e rejuvenescer o rosto da paciente”, explica a cirurgiã plástica Paula Giordani Colpo, da Clínica da Pele Annia Lourenço.

Ela explica que as técnicas mais utilizadas são a blefaroplastia, cirurgia das pálpebras que retira gordura e excessos de pele, tornando o olhar mais leve e “descansado”, e o lifting facial, que trata a flacidez, vincos e o excesso de pele do rosto. “Dependendo de cada caso, podem ser utilizadas uma ou várias cirurgias combinadas e, no centro cirúrgico, também podemos fazer alguns tipos de peelings mais profundos. Além das cirurgias e peelings, usamos também a toxina botul&ia,cute;nica associada, para garantir um resultado final melhor e mais natural”.

Novas técnicas permitem reduzir as temíveis rugas no rosto

Paraná Online no Google Plus

Paraná Online no Facebook