Nas cores da bandeira

Empresas lançam produtos de beleza com tema da Copa

Faltando menos de dois meses para a Copa do Mundo de 2014, diversas empresas de cosméticos nacionais já estão recheando as prateleiras das lojas com as cores da seleção brasileira. São sombras, lápis para olhos, batons, esmaltes e até sombras para cabelos, nas cores verde, amarelo, azul e branca, em diversas variações de tons. Tudo para as brasileiras poderem torcer com muito estilo, no estádio, em casa ou em um barzinho com os amigos. Aqui, o TDelas mostra alguns dos principais lançamentos do mercado para esta ocasião.

O Boticário criou o movimento Torcida Linda e trouxe produtos de perfumaria, cuidados pessoais, maquiagem e acessórios com as cores do Brasil. A Linha Intense Brasil em Festa tem como destaque o Duo Batom nas cores verde e amarelo em um único produto e o Estojo de Minilápis que conta com cinco cores de lápis que podem ser usados nos olhos, no rosto ou no corpo. Mas o grande destaque desta marca é a Sombra para Cabelos da linha Capricho Dream Team, disponível nas cores verde e amarelo, que colore as mechas com as cores da bandeira.

Para embelezar as torcedoras, a rede de farmácias Panvel também lançou uma coleção própria, chamada Meu Brasil. Entre os produtos estão delineadores, esmaltes, cílios postiços, adesivos para unhas, lápis para pintura facial, quarteto de sombras e kit com lixas. Para destacar os olhos, há o Quarteto de Sombras com as cores azul, verde, amarelo e prata e também o Delineador Líquido, apresentado nos tons azul, verde e amarelo. Quem é adepta de looks mais ousados vais gostar dos Cílios Postiços Coloridos, que são reutilizáveis e têm duas apresentações, nas cores azul e verde.

Para as unhas, além de adesivos decorativos, a Panvel ainda criou uma linha exclusiva de esmaltes: Torcida (azul), Orgulho (verde), Alegria (amarelo) e Conquista (glitter). Outra marca que também lançou uma coleção de esmaltes para a Copa foi a Beauty Color. Como a linha leva o nome de Claudia Leitte, que interpreta a música oficial do Mundial, as cores foram batizadas de Dekole (verde), Claudinha Bagunceira (dourado), Pancadão Frenético (azul) e Tarraxinha (prateado).

Já a Avon completou essa seleção de esmaltes com a Linha Color Trend Esmalte Brilho e Longa Duração, com as cores Amarelinha, Moda Verde, Branco Leite e Azul Homem ao Mar. Além disso, a marca também desenvolveu outros itens de maquiagem para as torcedoras. Para a Copa 2014,a empresa lançou o Gel com Glitter Color Trend para Olhos e Face, na cor dourada, e o Lápis Sombra para Olhos Avon Color Trend nos duos verde com amarelo e azul com branco.

E depois da Copa?

Divulgação
Para usar a Sombra para Cabelos, o item mais diferente desta seleção, basta separar uma mecha fina de cabelo, começar a aplicação próxima da raiz, e seguir em direção às pontas. Para retirar o produto, basta lavar com água e xampu.

Cores que representam a bandeira brasileira ficam lindas em maquiagens para os dias de jogos, mas quando a Copa terminar, será que esses produtos podem ser aproveitados? Quem ensina algumas dicas de como utilizar esses itens depois do Mundial é a maquiadora do Salão Marly Rosa Peczek. Ela conta que mesmo as sombras mais ousadas, como verde, amarela e azul, podem ser usadas em outras ocasiões. “Se tiver criatividade, dá para usar as sombras em festas mais descontraídas, como bailes de formatura ou festas de 15 anos. Já rímel e cílios postiços coloridos podem ser usados em festas à fantasia e no Carnaval”, diz.

Outros fatores que influenciam no uso das cores são a personalidade e a idade da mulher. De acordo com a m,aquiadora, “a escolha depende do estilo da pessoa”. “Meninas mais novas ousam mais, usando cores vibrantes. Já as mulheres mais maduras preferem ser mais discretas. Para elas, uma opção é usar os tons da Copa combinados com cores neutras”.

Pensando nas sombras, a maquiadora lembra que loiras e morenas ficam bonitas com cores diferentes. “Loiras ficam bem com cores frias, como azuis e verdes. Para não ficarem ‘apagadas’ elas devem evitar os tons amarelos. Já as morenas podem usar cores vibrantes, principalmente os tons quentes, como o dourado”. Em uma maquiagem para a noite, a maquiadora aconselha que as sombras amarelas sejam combinadas com tons de marrom ou dourado. Para o uso durante o dia, só se for um tom pastel. Já as sombras azul ou verde harmonizam com sombras pretas, criando um lindo olho esfumaçado.

O glitter é outro produto que costuma ser muito usado em época de festas, seja na Copa ou em outras comemorações informais. Para aderir à maquiagem é preciso usar uma sombra cremosa antes e finalizar o make com spray fixador. Se a sombra for da mesma cor que o glitter, o efeito do produto fica mais delicado.

Quando o assunto é batom, Rosa acredita que os produtos verde e amarelo devem ser usados apenas na Copa ou em uma festa à fantasia. Durante o Mundial, a dica é usar o verde e o amarelo combinados, um tom no lábio superior e outro no inferior ou então, usar um deles como contorno e o outro como preenchimento.

Colaborou: Kelli Kadanus