Rápido e inteligente

Robô-guepardo do MIT é capaz de saltar obstáculos

O MIT – Massachusetts Institute of Technology -, acaba de realizar mais um feito com o seu projeto de robô-guepardo. O Cheetah, como foi batizado, agora consegue saltar obstáculos. O primeiro grande feito do Cheetah foi bater o recorde de velocidade estabelecido por Usain Bolt (9,58 segundos em 100 metros).

Para que o robô possa ler os obstáculos, os pesquisadores do Laboratório de Robótica Biométrica do MIT instalaram no Cheetah novos algoritmos que permitem que o robô detecte e pule sobre obstáculos. Tem um detalhe, são obstáculos com no máximo 40 centímetros de altura. Passou disso, o Cheetah leva um “pacote” daqueles.

Mas é um feito incrível. O robô dá o salto em movimento, com marcha acelerada como ação contínua. O professor assistente Sangbae Kim, define o comportamento como puramente dinâmico.

Esta “mágica” só foi possível porque os pesquisadores instalar um aparelho chamado LIDAR no robô, que é responsável por mapear o ambiente ao redor. O princípio é o mesmo dos usados nos carros autônomos. O LIDAR tem uma espécie de sonar a laser, que calcula a distância dos objetos que estão por perto para recriar virtualmente o lugar onde está.

Só que este aparelho no Cheetah é mais sofisticado. Ela é composta por um trio de algoritmos instalados no robô. O primeiro deles detecta um obstáculo e estima seu tamanho e distância. O segundo calcula onde as patas do Cheetah precisam estar no começo do salto, ajustando o passo do robô para que ele esteja no local certo na hora certa. Um terceiro calcula a quantidade de força necessária para superar esse obstáculo.

E isso é só o começo. Quem dá a pista é o professor Kim, que afirma ser possível melhorar esses algoritmos para que eles aumentem a eficiência energética do robô. O projeto está sendo bancado pela DARPA, o departamento de pesquisa do Exército Americano.