Atrações de hoje

Mais de 15 espetáculos gratuitos para você aproveitar no Festival

Quer aproveitar o Festival de Teatro de Curitiba, mas sem gastar muito? Então confira as atrações gratuitas desta terça-feira (31) e escolha o seu espetáculo preferido:

Buzum! – Intolerância

Com foco no universo adolescente, a Buzum! aborda a intolerância entre os jovens no ambiente escolar, levando em consideração questões como o bullying, o preconceito e as agressões que se tornam cada vez mais comuns em suas vidas. De uma maneira poética e profunda, a peça trata de uma maneira delicada o ambiente contemporâneo em que o jovem está inserido. 

Local: Colégio Estadual Paulo Leminski
Horário: das 8h às 14h (cada apresentação tem duração de 20 minutos)

A História do Primeiro Palhaço da Terra

Mergulhe nessa viagem de amores e risos e descubra de onde veio o primeiro palhaço da Terra.

Local: Praça Santos Andrade
Horário: 9h

Um Por Todos

A história se passa em plena Revolução Farroupilha, quando três combatentes farrapos têm um encontro inesperado. Trata-se de uma peça envolvente que fará você se divertir ao mesmo tempo em que descobre novas histórias sobre os nossos antepassados.

Local: Praça Osório
Horário: 9h

Números

No mundo de Batata Doce e Turino, confusão é sinônimo de diversão! Mergulhe nas aventuras que os dois palhaços tiveram mundo afora e prepare-se para dar muitas gargalhadas!

Local: Praça Rui Barbosa
Horário: 10h

Intervenção Militar Já!

Neste espetáculo, Salmonela Urbana Cia. Performática sai às ruas pedindo pela intervenção militar. Garanta a sua liberdade, use sua força e vá à luta!

Local: Praça Generoso Marques
Horário: 11h

No País dos Prequetés

Embarque nessa aventura e, junto com Nita e seus amigos, descubra o País dos Prequetés e o País dos Trabalhadores. Desvende os segredos destes dois lugares que reservam muitas histórias misteriosas!

Local: TEUNI – Teatro Experimental da UFPR
Horário: 14h

O que é que esse baiano tem?

Em homenagem ao grande Dorival Caymmi, a peça conta, de uma maneira divertida, um pouco sobre a história desse grande artista brasileiro e suas contribuições para a música e para a arte nacional, transformando a sua terra natal em poesia.

Local: Praça Santos Andrade
Horário: 15h

Coletivo Lambe Lambe

O teatro de miniaturas, conhecido também como lambe-lambe, oferece peças teatrais de curtíssima duração que são apresentadas em uma linguagem diferenciada. Com formas animadas, que ocupam um espaço cênico mínimo, as peças são apresentadas em um palco em miniatura, confinado em uma pequena caixa preta.

Local: Largo da Ordem – Cavalo Babão
Horário: 16h

A Verdadeira História de Tony e Clóvis

Neste espetáculo, dois palhaços que que estavam fugidos do circo acabaram se encontrando por acaso. Andando lado a lado, dia-a-dia, os dois se tornam grandes amigos e aprendem a superar suas diferenças e tristezas antigas, criando o circo de seus sonhos, onde o espetáculo nunca termina.

Local: Praça Osório
Horário: 17h

Gonzaga e Nazarena

Uma história romântica que se passa em meio à seca do sertão e ao som da música e da poesia da festa junina. Inspirada no Rei do Bailão, o espetáculo narra a história de Gonzaga, que se apaixona por Nazarena, filha do Coronel Deolindo.

Local: Praça Generoso Marques
Horário: 17

Bora Brincar

“Bora Brincar” é um espetáculo musical elaborado a partir das brincadeiras de crianças dos velhos tempos. Entre nessa aventura divertida e nostálgica b,rincando de amarelinha, pula corda, pega-pega e esconde-esconde.

Local: Praça Santos Andrade
Horário: 18h

Pakitos Cuacacuela

A peça, inspirada na fanfarra circense cômica “Los Pakitos Cueca Cuela”, traz seus simpáticos bonecos de chumbo tocando clarineta, clarone, trompete, trombone e acordeão, todos inspirados em músicas do balcãs, klezmers e clássicos de música e banda. 

Local: Praça de Bolso do Ciclista
Horário: 19h

Vizinhos

O espetáculo “Vizinhos” aborda o cotidiano de um homem e uma mulher que vivem em situações insólitas para escapar da mesmice e da repetição. Conta, também, com cenas acrobáticas em um cenário comum, criando um universo paralelo para os artistas e para o espectador.

Local: Ruínas São Francisco
Horário: 19h

Exposições e Palestras

Viva Zé

Em homenagem ao ator e diretor paranaense José Maria Santos, a mostra é composta por 63 painéis com fotos, documentos e registros jornalísticos sobre a trajetória de um dos maiores artistas da mídia paranaense.

Local: Galeria de Arte – Sesc Água Verde
Horário: a partir das 9h

Paralelos

Exposição de esculturas, gravuras e videoarte que propõe uma abordagem impactante sobre a virtualidade do mundo aparente e suas conotações ambíguas, apresentando peças com ilusão e efeitos de ótica.

Local: Memorial de Curitiba
Horário: a partir das 9h

Olhos Atentos Sobre a Cidade

Selecionados pelo curador André Coelho, as ilustrações de dez artistas, que participam do coletivo “Croquis Urbanos”, são expostas ao público.

Local: Ave Lola Espaço de Criação
Horário: a partir das 14h

O Panorama do Teatro para Infância no Brasil

A palestra – em forma de bate-papo – tem como objetivo principal abordar o teatro infanto-juvenil feito no Brasil, como forma de trazer reflexões acerca do tema e o atual panorama do gênero no país.

Local: Estúdio 455 Artes
Horário: 14h