Estaleiro Limpo

DM do Coxa não tem nenhum jogador, o que vira reforço pra Pachequinho

Fora da zona e dependendo apenas das suas forças para escapar do rebaixamento, o Coritiba ganhou um aliado importante nesta reta final. Se em outras temporadas o time conviveu com um alto número de lesões, atualmente está com o seu departamento médico vazio.

Melhor para o técnico Pachequinho, que pode contar com força máxima para os duelos decisivos diante do Palmeiras, domingo, em São Paulo, e contra o Vasco, semana que vem, no Couto Pereira.

O médico José Mauro Esposito, um dos responsáveis pelo Centro de Excelência do Esporte do Coritiba (Ceecor), ressaltou que a melhora no quadro clínico está na continuidade nos protocolos de atendimento aos jogadores, desde a lesão inicial até a parte de transição para o retorno dos trabalhos com bola. Isso acontece respeitando e não queimando cada etapa no processo de recuperação dos atletas.

“A diferença está em continuar trabalhando desde a confirmação diagnóstica, do estabelecimento do tratamento farmacológico quando necessário e tratamento fisioterápico, até a sua reabilitação através da progressão física e sua liberação de retorno aos treinos. Isto tem contribuído diretamente para este resultado neste momento do campeonato”, explicou o médico em entrevista ao Paraná Online.

Há ainda uma preocupação do setor de fisiologia com a prevenção das lesões. Para José Mauro, este é um aspecto importante para o DM vazio nesta reta final de temporada.

“Esta é uma preocupação constante de todos os setores envolvidos. Há protocolos conhecidos e instalados, que junto com exames de rotina, conseguem prever quais os atletas estão com maior risco de exposição a uma lesão. A partir da identificação destes atletas há um trabalho direcionado para reduzir este risco, e estas decisões são realizadas em avaliações diárias”, acrescentou.

Conjunto

José Mauro frisou que, para não ter jogadores machucados nesta reta final, foi preciso um trabalho em equipe. “Neste último ciclo, os procedimentos para identificar os atletas com maiores riscos são prioritários. O setor de fisiologia junto com o DM identificam os atletas de risco e o setor de preparação estabelece um trabalho conjunto para recuperar estes atletas com atividades individualizadas”, concluiu.

Força

Contar com força máxima nesta reta final do Brasileiro é um fato a ser comemorado pelo Coritiba. O lateral-direito Leandro Silva ressaltou a importância disso.

“O Pachequinho terá várias opções para escolher para começar jogando no domingo. O trabalho do departamento médico, juntamente com a equipe de fisioterapia, tem feito a diferença. Eles têm recuperado o pessoal e é importante, nessa hora decisiva como agora, poder contar com todos”, pontuou.

“Independente da classificação atual, oferecer à comissão técnica um elenco em condições de atuar em alto desempenho é muito importante. Todos os clubes passam por ciclos com número maior de atletas lesionados e oferecer opções de atletas para os treinos e jogos pode contribuir diretamente com desempenho de toda a equipe”, concluiu o médico José Mauro. 

Calmaria! Veja mais do Coxa na coluna do Massa!

Paraná Online no Facebook