E ai?

Quem manda no Coxa? Opiniões diferentes deixam Bacellar em xeque

Nas mãos de quem está o Coritiba? De um gestor democraticamente eleito ou de um poder paralelo? O polêmico vazamento de mensagens de um grupo privado de Whatsapp, que desencadeou na última sexta-feira talvez a maior crise institucional do Coritiba nos últimos anos, levantou essa dúvida. O presidente Rogério Bacellar manda realmente no clube ou o grupo “Indomáveis FC” assumiu o controle da centenária instituição?

O presidente Bacellar mostrou logo após a polêmica que tenta resguardar o seu comando. Horas depois do vazamento demitiu dois funcionários que participaram das conversas: o coordenador de comunicação Adriano Rattman e o gerente de patrimônio Christian Gaziri. O último é conselheiro nato e pode sofrer sanções administrativas.

Integrantes do G5, André Macias e Pierre Boulos podem ser denunciados ao Conselho Disciplinar. “Tomei conhecimento das mensagens, mas prefiro esperar a reunião de segunda (hoje). Mas eles podem responder a processo interno”, explica Pier Petruzziello, presidente do Conselho Deliberativo.

Inacreditável

O teor das conversas vazadas é pesado. Em alguns momentos há incitação de violência contra o ex-vice-presidente Ernesto Pedroso, que pediu renúncia em julho. Ele é chamado no grupo de TT (Treme-Treme), alusão ao tremor que sofre nas mãos, decorrência do mal de Parkinson.

“Era impossível trabalhar no Coritiba com essa gente. Usaram de termos pejorativos. Minaram o (Ricardo) Guerra e deixaram o ciúme sórdido prevalecer”, disse Pedroso.

Ricardo Guerra foi bastante citado nas conversas divulgadas. Chamado de “playboy”, “bacaninha” e “laranjinha”, ele pediu renúncia em maio e deixou o clube junto com o diretor executivo João Paulo Medina. Ambos eram apontados como responsáveis pela ampla reforma administrativa no clube. E foi a resistência a essa reforma que os derrubou.

Macias nega ter colaborado nas quedas de Guerra e Pedroso. O vice, no entanto, cutucou o ex-companheiro de chapa. “Fico feliz pelo Guerra ter saído da moita. Há uma sindicância aberta no clube que o acusa de vazar para a imprensa informações confidenciais, mas ele nunca apareceu. Agora resolveu dar as caras”, disse.

Fôlego! Leia mais do Coritiba na coluna do Massa!

Paraná Online no Facebook