Corinthians busca ficar mais perto da Copa Libertadores

Se vencer o Grêmio neste domingo, às 19h30, no estádio Itaquerão, em São Paulo, pela 36.ª rodada, o Corinthians coloca um pé na Copa Libertadores de 2015, algo que há três rodadas parecia impossível. Tudo mudou com a série de três vitórias consecutivas, um feito inédito neste Campeonato Brasileiro. Os nove pontos conquistados em sequência, aliado a uma combinação de resultados, consolidaram o time no G4. E nesta disputa acirrada, o Grêmio de Felipão é um dos rivais diretos do time do também gaúcho Mano Menezes.

Três pontos (63 a 60) separam as equipes na tabela de classificação. O Corinthians está à frente do Grêmio e as previsões indicam que o time de Mano Menezes precisa conquistar ao menos 4 pontos nos três últimos jogos para garantir um lugar na Libertadores. O treinador não deu muita bola aos cálculos e à matemática. “Eu não gosto de fazer contas. Gosto é de vitórias. E falam em 4 pontos para vaga. Mas depende de quando você fará os 4 pontos. Se fizermos depois, não somando nenhum contra o Grêmio, talvez não dê. É preciso cuidado com a matemática”, afirmou.

A frase dele só reforça que o jogo deste domingo é encarado como uma decisão para o Corinthians. O cenário se desenhava favorável. Passado o trauma da inauguração (a derrota para o então Figueirense), o time não perdeu mais no Itaquerão. São sete vitórias e cinco empates pelo Brasileirão. A torcida cumprirá seu papel e vai lotar a nova arena: 30 mil ingressos haviam sido vendidos antecipadamente e o jogo poderá bater o recorde de público no estádio pós-Copa do Mundo (34.899).

Dentro de campo, Guerrero, artilheiro do time com 10 gols, está de volta. Ainda que pesem as vitórias contra Bahia e Goiás sem o peruano, o Corinthians é nitidamente uma equipe superior quando ele joga. “Nós nos sentimos mais confiantes com o Guerrero”, disse Mano Menezes. “Ele é experiente, vive um bom momento, mas só isso não basta. Temos de pensar em ser melhor como equipe”.

O time deverá estar completo. O lateral-esquerdo Fábio Santos e o zagueiro Anderson Martins, que se recuperavam de lesão, eram as únicas dúvidas. Mas dada a importância do jogo devem jogar. O volante Petros volta de suspensão e o meio de campo estará completo.

O Corinthians espera um jogo de marcação, pegado e de paciência. Mano Menezes não acredita que seu time terá tanto espaço para atacar e jogar na velocidade, pelo menos não no início do jogo. Daí a importância que Guerrero terá em puxar a marcação e abrir espaços importantes na defesa para Renato Augusto e principalmente para Malcom. Por causa da viagem que fez até Belém, o técnico só teve o sábado para treinar a equipe para o jogo deste domingo.

Voltar ao topo