Assista aos vídeos!

Quatro temas de atualidades que podem cair no Enem

Faça o simulado do Enem 2015Para se dar bem no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é preciso ficar ligado. A prova é multidisciplinar e interpretativa, o que significa que os candidatos devem ter pensamento crítico e capacidade de contextualização sobre os assuntos em alta nas rodas de conversa e nos noticiários. Esses temas podem aparecer em questões de História, Geografia, Literatura e Redação.

Pedimos palpites sobre Atualidades que podem cair no Exame a três professores de pré-vestibular. Confira a quais temas você deve ficar atento:

Questão migratória

A trágica morte de Aylan Kurdi – o menino sírio que foi vítima de um naufrágio e teve o corpo encontrado em uma praia da Turquia – abriu os olhos do mundo todo para a gravidade da chamada crise migratória. Cidadãos do Oriente Médio e da África, em maior parte, fogem das guerras civis e da falta de oportunidades e procuram asilo nos países europeus. O fenômeno pode colocar lenha na fogueira da xenofobia – o preconceito ou ódio aos imigrantes – além de provocar reações de grupos de extrema direita. O professor de História do Curso Dom Bosco Maurício dos Santos explica por que tudo isso desembocou no tráfico de passaportes sírios.

Preconceito no Brasil

A dica do professor de Redação do Cursinho Dom Bosco Sérgio Degrande é: leia e se informe sobre a questão do preconceito no País. Episódios de discriminação contra mulheres, negros, pessoas LGBT e idosos têm chamado cada vez mais atenção, provocado polêmica e debate, principalmente porque o brasileiro acredita ser muito tolerante às diferenças. Racismo, machismo, homofobia e etarismo são temas que estão sendo muito discutidos na mídia e nas redes sociais, por isso, podem aparecer como proposta de redação.

Crise hídrica

No início do ano, acompanhamos pela tevê o aperto que os moradores da grande São Paulo, principalmente, passaram por causa da falta de água. A escassez das chuvas, o desmatamento da Amazônia e a má gestão do governo estadual são alguns dos fatores que explicam a crise hídrica que acometeu a região Sudeste. Além de causar um enorme desconforto à população, a seca pode impactar na indústria e causar desemprego. O professor de Geografia do Cursinho Solidário Allysson Miko dá uma pequena aula sobre o assunto.

Estados Unidos e Cuba

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, anunciou que iria retomar as relações diplomáticas com Cuba no final de 2014, 53 anos após o embargo econômico que os norte-americanos impuseram ao arquipélago caribenho. Este tema pode ser cobrado no Enem porque a Guerra Fria completa seu 70.º aniversário neste ano. O professor de Geografia do Cursinho Solidário Allysson Miko fala sobre a origem do conflito entre os dois países, o porto de Mariel e as razões pelas quais a reaproximação será positiva para ambos os lados.

Voltar ao topo