Não tá fácil!

Afif diz que o Brasil é um país complicado para abrir empresa

O ministro-chefe da Secretaria de Micro e Pequenas Empresas, Guilherme Afif Domingos, afirmou nesta segunda-feira, 31, que o Brasil é um país “complicado” para abrir empresas e que isto é percebido internacionalmente. “Os investidores externos consideram o Brasil um país extremamente burocratizado”, disse, durante palestra para empresários do setor automotivo, na primeira edição do Encontro Estratégico do Setor Automotivo, em São Paulo.

Para chegar a essa conclusão, o ministro comparou a burocracia brasileira para abrir uma empresa com a de Portugal, que, segundo ele, é considerado a “matriz da burocracia no Brasil”, em referência à colonização. “No Brasil, é necessário 20 documentos, 12 procedimentos e, em média, 102,5 dias para abrir uma empresa. Enquanto isso, em Portugal, você só precisa de três documentos, três procedimentos e, em média, 2 dias e meio”, disse.

As declarações de Afif fazem parte da apresentação do programa Bem Mais Simples, que foi lançado neste ano e tem como objetivo minimizar a burocracia para abrir empresas e, com isso, melhorar o ambiente de negócios no País.