Confiança do consumidor tem em abril primeira alta do ano, de 3,3%

A confiança do consumidor avançou 3,3% em abril ante março, na série com ajuste sazonal, segundo a Fundação Getulio Vargas (FGV). Com o resultado, o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) fechou o mês em 85,6 pontos, na primeira alta registrada este ano. De janeiro a março de 2015, o indicador acumulou perda de 13,8% e atingiu três recordes negativos seguidos.

“A primeira alta do ICC no ano é uma boa notícia, mas insuficiente para se caracterizar como uma mudança de tendência. A média móvel trimestral do índice continua em queda e o avanço de abril atingiu apenas duas das quatro faixas de renda monitoradas”, avaliou o superintendente adjunto de Ciclos Econômicos da FGV, Aloisio Campelo, em nota oficial.

“A confiança do consumidor continua em nível extremamente baixo em termos históricos”, acrescentou. O ICC, calculado dentro de uma escala de pontuação de até 200 pontos (quanto mais próximo de 200 maior o nível de confiança do consumidor), está desde novembro do ano passado abaixo dos 100 pontos, zona considerada desfavorável.

O resultado de abril foi influenciado tanto pela avaliação sobre o momento atual quanto pela percepção em relação ao futuro. O Índice de Situação Atual (ISA) subiu 3,3%, ao passar de 77,7 pontos para 80,3 pontos. Já o Índice de Expectativas (IE) avançou 2,7%, de 85,8 pontos para 88,1 pontos.

Na comparação de abril com igual mês de 2014, o ICC recuou 20,1%. Segundo a FGV, o levantamento abrange amostra de mais de 2,1 mil domicílios em sete capitais, com entrevistas entre os dias 01 e 22 deste mês.

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