Inclusão

Agências do Trabalhador têm cerca de mil vagas para pessoas com deficiência

As Agências do Trabalhador de todo o Estado oferecem cerca de mil vagas para pessoas com deficiência. Os postos de trabalho estão distribuídos em diversas áreas, como administrativa, de produção, recursos humanos, nutrição e limpeza, além vagas em supermercados e lanchonetes. A maioria dos cargos não exige experiência.

A Secretaria de Estado da Justiça, Trabalho e Direitos Humanos, através da Coordenação de Intermediação de Mão de Obra, executa o Programa de Apoio à Inclusão da Pessoa com Deficiência no Mercado de Trabalho (PPD) nas 220 Agências do Trabalhador sob a jurisdição do governo do Estado.

As agências encaminham os candidatos, de acordo com o perfil solicitado, procurando a melhor compatibilização com a função a ser exercida. O objetivo é a inclusão da pessoa com deficiência na sociedade por meio do trabalho. Desde 1988, quando começou a ser executado, o programa possibilitou a inclusão de 26.592 pessoas com deficiência no mercado de trabalho.

O programa é destinado exclusivamente a pessoas com deficiência e reabilitados do INSS, que procuram inclusão no mercado do trabalho, e empregadores que querem contratar pessoas com deficiência ou necessitam cumprir a cota prevista na lei 8213/91. A pessoa com deficiência pode concorrer a todas as demais vagas disponíveis nas Agências do Trabalhador.

Os interessados devem comparecer à Agência do Trabalhador do governo estadual mais próxima e levar a carteira de trabalho, RG, CPF e laudo médico comprovando a deficiência.