Tricampeã

Deu Mocidade Azul de novo no carnaval curitibano

A escola de samba Mocidade Azul é a campeã do carnaval curitibano em 2016. A escola recebeu dos jurados um total de 179,5 pontos, ficando à frente da Acadêmicos da Realeza e da Leões da Mocidade, vice-campeã e terceira colocada, respectivamente.

A Mocidade Azul chegou neste ano ao seu tricampeonato consecutivo com o samba-enredo “Sou bobo, mas sou feliz”, que fez referência à infância de crianças e adultos, como explicou o presidente da escola, Altamir Jorge Lemos. “O enredo falava sobre o ser criança, o brincar. Fizemos um trabalho quase perfeito, estou muito feliz. Agora, é trabalhar para buscar o tetra”, afirmou.

A perfeição à que o presidente se refere foi refletida nas notas da escola. A Mocidade Azul conquistou seis notas dez entre os nove quesitos avaliados pelos jurados. Este foi o 24º título da agremiação.

Vice-campeã do carnaval 2016 com 175,9 pontos, a Acadêmicos da Realeza levou 348 integrantes para a avenida para apresentar o enredo “Imperium, dai a Cesar o que é de Cesar, e a Curitiba damos a Realeza”, que falava sobre as conquistas do homem ao longo da história.

O presidente da agremiação, Paulo Roberto Scheunemann, disse que a escola se esforça para se recriar todos os anos – este é o terceiro vice-campeonato consecutivo da Realeza -, e reclamou dos problemas do som na avenida. “A sonorização estava muito ruim, o que prejudicou muitas escolas”, avaliou.

O terceiro lugar ficou com a Leões da Mocidade, que obteve 173,9 pontos e apresentou o samba-enredo “Cinema na Avenida”, que fez referência a filmes e personagens marcantes da história da sétima arte.

A escola Embaixadores da Alegria, quarta colocada, fechou a apuração com 165,4 pontos.

Acesso
A Imperatriz da Liberdade foi a escola campeã do Grupo B, com uma nota de 175,20 pontos, e garantiu seu lugar no desfile do grupo de elite do carnaval de 2017.

A escola levou para a avenida o samba-enredo “Sou sua flecha, sou a força do teu arco…Senhor da floresta, rei caçador”, que falava sobre Oxóssi, orixá da mata, como explicou o presidente Jeferson Pires. “É a maior alegria conquistarmos o título [e o acesso ao Grupo A]. A escola tem apenas três anos e este troféu é da comunidade do Sítio Cercado, que fez um trabalho conjunto, não por dinheiro, mas por amor”, festejou.

A agremiação Império Real de Colombo, que também desfilou pelo Grupo B, somou 156,3 pontos, mas foi desclassificada por descumprir o regulamento e desfilar com número inferior a 160 participantes. A escola levou para a avenida 113 integrantes.

Outra escola que irá desfilar pelo Grupo B no próximo carnaval é a Internautas. Última colocada do Grupo A, com 151,70, a escola foi rebaixada e disputará o título pelo grupo de acesso em 2017.

Avaliação
Ao abrir a apresentação das notas, o presidente da Comissão de Carnaval, Jaciel Teixeira, parabenizou o “belíssimo” trabalho apresentado pelas escolas. Segundo ele, os componentes levaram entusiasmo, vontade e samba no pé para a avenida e Curitiba mostrou que tem um carnaval forte e familiar.

Voltar ao topo