Susto

Andaime de obra despenca em cima de sobrados

Imagine só: você está em casa, quando de repente, um andaime de uma obra ao lado cai no telhado de sua casa. Pois foi exatamente isso que aconteceu em três sobrados que ficam ao lado de um prédio em construção na Rua Laudelino Ferreira Lopes, no Capão Raso, na manhã desta sexta-feira (16). Os moradores estavam indignados.

De acordo com os proprietários dos sobrados, era por volta das 11h, quando ouviram o forte barulho e saíram correndo de dentro de casa. “Achamos que o prédio estava caindo”, disse Emanoeli Brunetti, de 32 anos.

O prédio que está em construção na esquina, ao lado do conjunto onde ficam os sobrados, já nas fases finais de obra. Segundo o engenheiro responsável pela construção, os andaimes iriam ser desmontados quando o vento forte os derrubou. Por sorte nenhum trabalhador estava próximo e, portanto, ninguém se feriu.

Com a força do vento, os ferros foram parar no telhado e no forro de três sobrados. “Minha filha brincava bem na hora e saiu correndo para os meus braços. A maior preocupação era ela, porque achamos que algo muito grave estaria acontecendo mesmo”, disse Emanoeli.

Ao lado do sobrado de Emanoeli, o filho de Cleusa Domingues de Oliveira estava no quarto quando ouviu o barulho. Na casa dela, o ferro quebrou as telhas e perfurou o forro em dois ambientes.

Neusa Orso, moradora vizinha dos dois sobrados atingidos, também teve parte das telhas quebradas, mas na casa dela o prejuízo foi um pouco maior, porque o vidro do carro que estava na garagem se quebrou.

Revolta

Os moradores, além de preocupados com os estragos, estavam indignados. Emanoeli, por exemplo, está no sobrado há duas semanas e disse que não foi a primeira vez que a casa foi alvo da falta de cuidados da obra. “A primeira vez foi uma ripa de madeira que caiu e foi com tudo no telhado, quebrou telha, tiveram que arrumar. Eu nem morava aqui e já tive dor de cabeça”. 

Na casa de Cleusa a revolta era ainda maior, porque a família já teve que arrumar o carro duas vezes. “Além disso já tivemos problema com calha entupida, lavanderia alagada, e agora isso. Não sabemos mais o que fazer com essa obra, eles não têm cuidado algum”.

Resposta imediata

O engenheiro responsável pela obra se dispôs a ajudar as três famílias ainda nesta sexta-feira. Isso porque a preocupação de ambas as proprietárias era com a chuva, que poderia molhar os ambientes onde o forro acabou atingido.

O Corpo de Bombeiros também foi acionado. Um boletim de ocorrência foi feito a partir do trabalho de inspeção de um oficial e cabe aos moradores decidirem se aceitam acordo com os responsáveis pela obra ou se procuram a Justiça.

Paraná Online no Facebook