Prevenção

Hoje é o último dia para vacinar crianças contra a paralisia

A campanha nacional de vacinação contra a poliomielite termina hoje nas 109 unidades básicas de saúde da capital. A meta é atingir 95% das 101.735 crianças curitibanas com idade a partir de seis meses e menores de 5 anos. Até a semana passada, 73,26% tinha sido vacinadas.

Os pais devem procurar uma unidade básica de saúde e apresentar a carteira de vacinas da criança. São dez unidades com horário de funcionamento estendido até as 22 horas, para antender famílias que não têm possibilidade de procurar o serviço em horário comercial.

Multivacinação

Os pais também podem checar se há algum atraso no calendário de vacinação dos filhos. De acordo com o Ministério da Saúde, as crianças devem receber 11 vacinas ao longo dos primeiros quatro anos de vida, totalizando 25 doses incluindo os reforços, que protegem a criança contra cerca de 20 doenças.

Caso uma vacina não tenha sido dada, os pais serão avisados e os filhos poderão ser vacinados. A campanha multivacinal também engloba menores de seis meses.

Pólio

A poliomielite afeta o sistema nervoso e pode provocar paralisia. Sintomas são febre, cansaço, dor de cabeça, vômitos, rigidez no pescoço e dores nos braços e pernas. Uma em cada 200 pessoas infectadas pelo vírus apresenta paralisia irreversível, geralmente nas pernas. Em Curitiba, o último caso é de 1985. Desde 1994, quando recebeu certificado internacional de erradicação, o Brasil tem compromisso de manter ações para evitar a reintrodução do vírus em seu território.