Boa lição

Motoristas embriagados terão que cuidar de vítimas de trânsito

Motoristas que cometeram crimes de trânsito, por dirigirem embriagados, estão recebendo punição diferente em São José dos Pinhais. Depois da audiência na Vara Criminal, o infrator é convidado a prestar serviços voluntários às vítimas de acidentes de trânsito e participar da rotina de reabilitação e tratamento de quem passou por traumas causados pela imprudência.

Já são 40 motoristas participantes, desde maio. Entre outras ações, eles ajudam no transporte de pacientes em cadeiras de rodas e macas, recepcionam e conversam com vítimas e familiares, com o auxílio e acompanhamento de profissionais.

Primeiro, o condutor infrator passa pela audiência na Vara Criminal e então segue para o Conselho Comunitário de Execução Penal, onde é feito cadastro. Se demonstrar interesse em participar, ele deve passar por uma avaliação psicossocial. São 48 horas, sendo oito de palestras e 40 horas de atividades práticas. As palestras ministradas pelo Detran ocorrem uma vez por mês e têm duração de uma hora.

Exemplo

Foi o que aconteceu com um condutor, de 23 anos, que participa do projeto há três semanas. “Essa experiência me fez pensar sobre meu papel no trânsito. Os jovens são complicados, sempre acham que não vai ter problema fazer tal coisa. Estas atividades estão me trazendo muitas coisas boas, porque me fizeram ver que não podemos cuidar só da gente, mas dos outros também”.