Gastronomia

Desabafo de chef de Curitiba contra avaliação de cliente viraliza no Facebook

Um vídeo postado nesta semana pelo chef de um restaurante de Curitiba no Facebook está repercutindo na rede social e dividindo a opinião dos internautas. Em um longo desabafo, de 12 minutos, o chef francês David Eddy Louis, responsável pelo Bistrot do David, localizado no Jardim Social, rebate as críticas de um cliente feitas no site de avaliação TripAdvisor.

Até as 16h desta quarta-feira (27), o vídeo, postado pela página do estabelecimento na rede social, tinha mais de 11 mil visualizações, 446 curtir e 165 compartilhamentos , além de centenas de comentários – a grande maioria, apoiando a atitude do chef.

No vídeo, gravado dentro do restaurante, David mostra uma folha de papel com a avaliação impressa do cliente feita no TripAdvisor, além de fotos tiradas pela mesma pessoa e publicadas no site. Na avaliação, o cliente chama o bistrot de “péssimo lugar” e “lamentável”, afirma que o cardápio é reduzido, diz que o pão é velho, que recebeu taças quebradas e que não há carta de vinhos.

Abusando da ironia e fazendo caras e bocas, o chef rebate as críticas e chama o internauta de “ignorante” e “cliente bos@#$%”.

“Hoje é um dia de desabafo, mas eu quero que vocês entendam. Os nossos estabelecimentos tentam agradar todo mundo, mas é uma questão de casamento, alguns vão casar com umas, outros com outras, porque não combinam. Restaurante é a mesma coisa. Se você não gosta, já na entrada… quer uma dica? Já sai, você não vai gostar”, afirma o chef.

Ao final do vídeo, David manda um “abraço” para o cliente que fez a avaliação ruim. “Você estava no lugar errado e mexeu com a pessoa errada. Então, seu bos@#$%, com muita alegria, muito respeito, nunca mais passe o portão desse meu restaurante, senão eu saberei como te receber também. Um abraço, beijo.”

Repercussão

O desabafo chamou a atenção de outros empresários curitibanos do ramo. O chef Beto Madalosso publicou em seu perfil no Facebook um longo texto, intitulado “Carta ao David”, em que faz coro à atitude do chef David.

“Assim como você, eu também já fui atacado pelas costas. eu imagino como deve estar se sentindo. Mas muitos acham que nós devemos silenciar e sangrar calados. NÃO! Não estamos defendendo a qualidade da nossa comida ou serviço, estamos nos defendendo da covardia! você reagiu instintivamente, reagiu por sua honra”, escreveu Madalosso.

“Posso te dizer, David: voce foi a voz de muitos empresários que gostariam de ter feito o mesmo. mas pra não serem acusados de loucos inconsequentes, preferem calar-se e profanar seus clientes pelos bastidores da vida, deixando com que a inversão de valores continue crescendo e que a sociedade caminhe pra esse destino sem volta. Uma lastima! você tem minha solidariedade, David”, completa o chef.

Em entrevista por telefone à reportagem da Gazeta na tarde desta quarta-feira (27), o chef David afirmou que não imaginava que o desabafo teria tanta repercussão. Mas diz que tem recebido apoio de outros empresários de todo o Brasil e que tem certeza que fez certo ao divulgar o vídeo.

“Tem jeitos de falar (as críticas). Como alguém pode falar numa rede social que é horrível? Horrível é questão de interpretação”, afirmou o chef. David diz que recebeu um “Certificado de Excelência” do TripAdivisor na última sexta-feira – emitido pelo site para destacar os estabelecimentos que recebem as melhores críticas dos clientes – e que, na segunda, deu de cara com o comentário negativo do cliente. “Fiquei orgulhoso, mas quando vi o comentário do cara, que tinha uma foto do copo quebrado e ele não tinha nem pedido um prato ainda, pensei que só podia ser coisa de crime organizado mesmo”, ironiza.

Avaliação

O Bistrot do David possui 253 avaliações no TripAdvisor e foi condecorado com um “Certificado de Excel&eci,rc;ncia”. Do total de avaliações, 147 consideram o bistrot excelente – a pontuação máxima –, enquanto apenas 14 classificaram o estabelecimento como horrível – a pontuação mínima.

Confira o vídeo abaixo:

Chega, agora estou falando no nome do meu staff, estabelecimento, clientes queridos, e reputacao da minha casa…sem mas……………………………………………………………………………….. o GRANDE E PODEREOSO, chef david

Posted by Bistrot do David e da Giovana on Segunda, 25 de maio de 2015