Saúde!

Servidores municipais de saúde encerram greve

Os trabalhadores da rede municipal de saúde decidiram encerrar a greve da categoria. A decisão foi tomada em assembleia e os serviços devem ser retomados a partir desta quarta-feira (1). Em nota, o poder público municipal informa que espera que, com o encerramento da paralisação, o atendimento nos serviços de saúde pública retorne à normalidade, sem prejuízos às necessidades assistenciais da população.

A reunião convocada pelo sindicato dos servidores municipais ocorreu após determinação da Justiça, divulgada na manhã desta terça, de retorno imediato dos servidores da saúde ao trabalho. A decisão judicial foi proferida pela juíza Denise Hammerschmidt, que considerou a greve da categoria ilegal e abusiva. O descumprimento da decisão acarretaria em multa diária de R$ 30 mil para o sindicato.

Segundo a prefeitura, a categoria optou por aceitar as propostas apresentadas pela gestão municipal na segunda-feira (30), de antecipar para o dia 10 de abril o pagamento do retroativo dos novos pisos salariais – em reunião na semana passada, o pagamento estava previsto para ocorrer até o dia 17. O custo será de aproximadamente R$ 5 milhões para o Município.

A Prefeitura informa que voltou a propor a participação de representantes da categoria em comissões que vão definir a parte ainda não concluída do novo modelo de gratificações para os servidores da Saúde, e na força-tarefa que desde a semana passada trabalha na revisão de contracheques que possam ter apresentado diferenças indevidas no mês de março. O pedido para que o sindicato indique representantes para esses grupos já havia sido apresentado na semana passada.

A Prefeitura de Curitiba irá descontar os dias não trabalhados dos salários dos servidores da Saúde que aderiram à greve da categoria, uma vez que o abono estava condicionado ao encerramento da paralisação na segunda-feira (30).