Prevenção

Praças da região central de Curitiba recebem desratização

A Prefeitura inicia nesta semana uma nova operação de desratização e serviços especiais de limpeza nas praças da área central da cidade. O serviço, destinado a controlar a população de roedores, é feito o ano inteiro, sempre na última semana de cada mês, nas praças Tiradentes, Osório, Santos Andrade, Generoso Marques, Japão e Zacharias. Todos esses locais são, também, lavados uma vez por mês.

Os cuidados são redobrados nas praças que sediam as tradicionais feiras especiais de Natal e outras que comercializam alimentos durante o ano. Todas elas são lavadas antes da instalação das barracas e depois de encerrado cada evento. Além disso, os feirantes passam por triagem e são instruídos sobre as normas para manuseio adequado de alimentos, acondicionamento, transporte, temperatura e descarte corretos. O trabalho é fiscalizado pela Vigilância Sanitária.

A região central da cidade também recebe diariamente serviços de varrição e remoção de resíduos das lixeiras, coleta de lixo orgânico e coleta de lixo reciclável. Essas medidas têm como objetivo não só conservar a limpeza, mas, principalmente, cuidar da saúde da população e minimizar os riscos de doenças como a leptospirose.

Segundo estimativas da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, chega a 1,5 tonelada, em média, o volume de lixo coletado diariamente pelos garis que varrem o centro da cidade, limpam as lixeiras e recolhem o material jogado nos espaços públicos.

Leptospirose

Durante todo ano o descarte irregular de restos de alimentos nas áreas públicas da cidade é a principal causa da presença de ratos, insetos e pombos. No calor, o problema aumenta e os riscos à saúde, também. Com as altas temperaturas, alguns desses animais se reproduzem mais rapidamente e buscam locais mais arejados. A situação se agrava com a chegada das chuvas, pois as águas alagam os abrigos e os insetos e roedores procuram lugares secos.

O maior perigo para a saúde humana vem das ratazanas, pelo risco de transmissão da leptospirose e, por isso, a Prefeitura mantém um programa permanente de controle de tocas. Curitiba está entre os Municípios Prioritários de Combate da Leptospirose, indicados pelo Ministério da Saúde, ao lado do Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador, Recife e Belém do Pará. Esses municípios mantêm encontros anuais para estudar e adotar alternativas que permitam minimizar os índices de casos da doença.

Em 2013, Curitiba registrou 114 casos confirmados de leptospirose, com 13 óbitos e índice de letalidade de cerca de 13%. Neste ano, foram registrados, até agora, 76 casos, com seis óbitos, correspondendo a uma taxa de letalidade de 7,9%.

Prevenção

A prevenção ainda é a melhor maneira de evitar a proliferação de roedores e o contágio por doenças. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a Gerência de Controle de Zoonoses atua com medidas permanentes de prevenção. Para manter a população de Curitiba a salvo de doenças e contaminações, os profissionais do Centro de Controle de Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde fazem ações educativas e preventivas em escolas, associações de moradores e também atuam em programas desenvolvidos por outros setores da Prefeitura, aproveitado todas as oportunidades para levar informações à população.

As principais orientações da Secretaria Municipal da Saúde para evitar a presença de roedores e insetos são: acondicionar corretamente o lixo em sacos plásticos ou em latas com tampas limpas; dispor o lixo na via pública próximo ao horário da coleta; vistoriar periodicamente e conservar limpos os locais onde alimentos são armazenados, manter alimentos acondicionados em recipientes com tampa; não deixar resíduos orgânicos ao ar livre; proteger as caixas d&rsq,uo;água, mantendo-as sempre fechadas; evitar o acúmulo de materiais, embalagens e entulhos dentro de casa e também nas áreas próximas; manter a ração dos animais domésticos em locais elevados do chão e afastados das paredes.