Ruim é apelido

Asfalto esfarela em via que liga bairros do sul de Curitiba

A Estrada Delegado Bruno de Almeida é uma das principais vias da região dos bairros Tatuquara, Campo de Santana e Caximba, e uma importante artéria que dá acesso ao município metropolitano de Araucária. No entanto, quem vive e trabalha por lá afirma categoricamente que a camada asfáltica não dá conta do movimento de carros, ônibus e caminhões que transitam pela via diariamente.

Como os bairros abrigam empresas, olarias, lojas de material de construção e pequenos supermercados, o trânsito de veículos pesados é intenso durante todo o dia. Além disso, a estrada ainda recebe linhas de ônibus dos municípios de Curitiba e Araucária.

Para o empresário Bruno Erasmo Ziomek, dono de um aviário no bairro Caximba, a prefeitura tinha que colocar um asfalto mais resistente para aguentar o tráfego de ônibus e caminhões na Estrada Delegado Bruno de Almeida. “Esse reparo que fazem com antipó não dá conta e cria muitos desníveis. Andar de carro fica insuportável. Já perdi as contas de quantas vezes meu veículo foi pra oficina para reparar os estragos feitos pelo asfalto ruim”, afirma.

O frentista Marcos Antônio da Silva explica que os clientes do posto de combustível onde trabalha há oito anos reclamam constantemente das condições do asfalto da Estrada Delegado Bruno de Almeida. “Tem muita reclamação. O pessoal chega falando mal do asfalto e com razão. Tem gente que chega aqui com o carro todo estourado por causa dessa situação. Até o dono do posto já estourou a suspensão do carro de tanto andar nesse asfalto ruim”, explica.

Marcos também conta que, por causa da situação do asfalto, o trânsito fica lento ao longo da via. “A coisa fica bem feia logo pela manhã cedo e no final da tarde. Há trânsito intenso e os veículos não conseguem andar um pouco mais rápido por causa das condições do asfalto e dos ônibus e caminhões que andam por aqui”, reclama.

Por meio de nota, a Secretaria Municipal de Obras Públicas informou que a Estrada Delegado Bruno de Almeida, no bairro Campo do Santana, recebeu manutenção da prefeitura há 15 dias e enviaria uma equipe para verificar se há necessidade de nova intervenção no local (operação tapa-buracos).