Centro

Crianças experimentam se deslocar com mobilidade reduzida

A Praça Carlos Gomes recebeu na manhã desta segunda-feira (22), Dia Mundial sem Carro, a vivência de mobilidade, atividade que faz parte da Semana Nacional de Trânsito, comemorada de 18 a 25 de setembro. No espaço, montado na Rua Monsenhor Celso, entre a José Loureiro e a Pedro Ivo, quem passava por lá, além de 64 alunos da Escola Municipal Maria do Carmo Martins, da CIC, foram convidados para vivenciar como é o deslocamento de pessoas com deficiência, ou com mobilidade reduzida.

Na praça foram expostas as frases escritas pelas crianças da rede municipal de ensino, em 2013, sobre o Dia Mundial sem Carro. Também foram oferecidos aos visitantes os materiais educativos e informativos sobre o trânsito. As crianças que participaram das atividades desta segunda foram convidadas, ainda, a deixar registrada sua opinião sobre como é possível reduzir o número de veículos nas ruas. As frases produzidas este ano serão expostas na Semana Nacional de Trânsito em 2015.

A vivência de mobilidade é uma forma de fazer com que os participantes tenham a oportunidade de se colocar no lugar de pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida. São três experiências: andar de cadeira de rodas, com os olhos vendados e com pesos nas pernas (para sentir a dificuldade que o idoso tem para se locomover).

As crianças participaram do circuito e tiveram muitas dificuldades. Poucas conseguiram subir com a cadeira de rodas no meio fio e com os olhos vendados perderam a noção do espaço e de direção. Alexandre Cunha Pimpão Filho, de 9 anos, experimentou a deficiência visual por alguns minutos. “Não tinha noção de como a pessoa com deficiência se sentia na rua. É muito difícil circular sem enxergar”, disse.

A Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude também participou da atividade na Praça Carlos Gomes. Foram levados ao local diversos brinquedos e livros para as crianças.

Paraná Online no Google Plus

Paraná Online no Facebook