Micro-ônibus

56% dos usuários de ônibus pagam com cartão transporte

No mês de agosto, quando o pagamento de passagem de micro-ônibus passou a ser exclusivamente com cartão-transporte, a venda de créditos de passagens e o número de cartões-transporte foram ampliados, elevando a utilização do cartão de 53,4% para 56% dos passageiros pagantes. Dos 25,6 milhões de passagens pagas no mês, 14,5 milhões foram com cartão transporte e 11,4 milhões pagas em dinheiro.

Esse aumento também é consequência da ampliação dos locais de carga de créditos, de instalação de postos temporários de emissão do cartão-transporte usuário e do lançamento do cartão-transporte avulso.

A mudança da cobrança de passagem em 66 linhas de micro-ônibus acabou atraindo um número maior de usuários ao pagamento com cartão transporte. Essas 66 linhas transportam 70 mil passageiros por dia e antes da exigência do cartão, 27,4 mil passageiros pagavam seu transporte em dinheiro. Mas as solicitações de expedição do cartão transporte superaram esse público estimado. De 12 de julho, quando foram abertos os postos temporários para emissão de cartão, até 31 de agosto, foram feitos 36,3 mil cartões transporte usuário. Só em agosto foram 19,4 mil, mais do que o dobro da média mensal – de 7,9 mil – registrada de janeiro a junho deste ano.

A venda de créditos para o cartão usuário em agosto foi de 1.156.474 passagens e, deste total, 618,6 mil foram vendidas nas 23 bancas de jornais e revistas credenciadas pela Urbs. Do total vendido nas bancas, 149,7 mil créditos foram para cartões avulsos.

O cartão avulso também foi bem aceito pelos usuários, com vendas que ultrapassaram a expectativa inicial, de 7 mil cartões. No total as bancas comercializaram, em agosto, 13,2 mil cartões avulsos.

Micro-ônibus

Em vigor desde 01 de agosto, a exclusividade do cartão transporte em 66 linhas de micro-ônibus foi bem aceita pela população. O primeiro mês de operação transcorreu sem maiores incidentes, bastando alguns ajustes nos primeiros dias de operação.

Motoristas e usuários destas linhas aprovaram a medida considerando principalmente a segurança, uma vez que já não há dinheiro de passagens sendo transportado no ônibus; e a agilidade da operação, porque já não é preciso esperar troco ou contar moedas.

A medida deu início ao processo de modernização do cartão transporte e atendeu determinação judicial que proíbe que o motorista do ônibus faça a cobrança da passagem. Os próximos passos incluem novos locais de recarga de crédito e o lançamento do cartão pré-carregado. Estão em estudo a adoção de tarifas diferenciadas para quem utiliza cartão transporte e para horários de maior ou menor demanda.

O cartão transporte é feito gratuitamente na sede da Urbs e nas ruas da Cidadania Matriz, Boa Vista, Boqueirão, Fazendinha e Portão, bastando apresentar CPF e documento de identidade original com foto. Uma vez feito o cartão ele pode ser carregado em 23 bancas de jornais e revistas na região central e pontos comerciais em alguns terminais, nos quais a operação de recarga custa R$ 1,00; ou gratuitamente na Urbs. Os créditos também podem ser adquiridos pela internet.

Paraná Online no Google Plus

Paraná Online no Facebook