Inovação

Curitiba inicia teste de cartão eletrônico em vagas do EstaR

Prefeitura de Curitiba iniciou nesta quinta-feira (24) um projeto-piloto para uso de novas tecnologias no Estacionamento Regulamentado (EstaR). O primeiro teste será realizado na região do Centro Cívico, com uma tecnologia de cartão eletrônico que permite comprar créditos para o estacionamento rotativo por telefone celular ou tablet. O aplicativo pode ser utilizado para estacionamento em 288 vagas de EstaR, distribuídas em sete ruas da região.

A tecnologia foi desenvolvida pela Pango Mobile Parking, empresa israelense que desenvolve soluções na área de mobilidade urbana. O uso do aplicativo é opcional. O cartão de papel do EstaR, adquirido nas agências lotéricas da Caixa Econômica Federal, também poderá ser utilizado normalmente no Centro Cívico.

O aplicativo da Pango é utilizado em mais de 40 cidades de cinco países e, no Brasil, está sendo testado pela primeira na capital paranaense. “A tecnologia do cartão eletrônico segue uma tendência mundial de utilização de tecnologias mobile em várias áreas de trabalho. Estamos introduzindo esta tecnologia no Brasil a partir de Curitiba, que quer voltar a ser referência em inovação”, afirma o diretor geral da Pango no Brasil, Daniel Cândido.

Em outubro de 2013, a Secretaria Municipal de Trânsito (Setran) publicou portarias convocando empresas a apresentarem novas tecnologias para o trânsito em Curitiba. Uma comissão formada por representantes da Setran e das universidades Federal do Paraná e Positivo avaliou as propostas recebidas. A da Pango é a primeira de uma série de oito selecionadas, e que deverão ser testadas até o final deste ano na cidade.

“Este é um passo muito importante para Curitiba. A cidade tem suas particularidades e, antes de escolher qualquer tecnologia, está testando todas as apresentadas para verificar qual se adequa melhor às necessidades”, afirma Glávio Paura, que representa a Universidade Positivo na comissão de avaliação de novas tecnologias da Setran.

Como usar o aplicativo

Quem optar pelo cartão eletrônico deverá acessar o site da Pango, baixar o aplicativo e seguir as instruções de cadastramento e pagamento (opções pré e pós pago). O cadastramento e a utilização do sistema também poderão ser feitos pelo call center da empresa, no telefone 4007-2646. O usuário indica o local onde estacionou seu veículo e recebe o crédito para o cartão eletrônico, sendo avisado pelo sistema quando o tempo de permanência estiver se esgotando.

Nas ruas, os agentes da Secretaria Municipal de Trânsito farão a fiscalização dos cartões eletrônicos através de tablets, que indicarão se o veículos estão cadastrados no sistema da Pango, se há créditos comprados e quanto tempo falta para vencer o crédito. O valor do crédito eletrônico é o mesmo do cartão do EstaR tradicional: R$ 1,50 para o estacionamento no período de uma hora. Todas as vagas da região do Centro Cívico são para até duas horas de permanência.

O projeto-piloto tem previsão de duração de 90 dias e não acarretará em qualquer custo para a Prefeitura de Curitiba.

Confira os trechos de ruas e avenidas do Centro Cívico que contarão com vagas do EstaR:

• Marginais da Av. Cândido de Abreu, entre as ruas Barão de Antonina e Lysimaco Ferreira da Costa (nos dois lados da via).

• Rua Senador Xavier, entre Av. Cândido de Abreu e Rua Mateus Leme (nos dois lados da rua).

• Rua João XXIII, do início até Rua Ernani Santiago de Oliveira (nos dois lados da rua).

• Rua Dr. Roberto Barrozo, entre a Rua Euclides Bandeira e Av. Cândido de Abreu (nos dois lados da rua).

• Rua Com. Fontana, entre Av. Cândido de Abreu e Rua Mal. Hermes (lado esquerdo da rua).

• Rua da Gl&oacut,e;ria, entre as ruas Acyr Camargo de Queiroz e Avenida João Gualberto (lado direito da rua).

• Rua da Glória, entre as ruas Ary Camargo de Queiroz e Com. Fontana (lado esquerdo da rua).

• Rua Ary Camargo de Queiroz, entre as ruas Heitor Stockler de França e Rua da Glória (lado esquerdo da rua).

Paraná Online no Google Plus

Paraná Online no Facebook