Pela vacina

Motoristas e cobradores usam máscaras em protesto

Motoristas e cobradores do transporte coletivo de Curitiba realizaram um protesto inusitado nesta quinta-feira (24). Os funcionários saíram para trabalhar usando máscaras, simbolizando o desejo da categoria de receber vacinas contra o vírus da gripe H1N1.

A iniciativa partiu do Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Ônibus de Curitiba e Região Metropolitana (Sindimoc) que organizou a distribuição das máscaras cirúrgicas já nas primeiras horas da manhã, quando os veículos começavam as deixar as garagens das empresas.

Para os representantes da categoria, existem grandes chances de contaminação pelo vírus da gripe, já que – tanto nos ônibus quanto nos terminais e estações-tubo – existe grande circulação de pessoas. “Fizemos solicitações às autoridades da saúde pública para que todos os nossos trabalhadores fossem vacinados contra a doença, como não fomos atendidos decidimos juntos com a categoria se manifestar desta forma e por conta disso distribuímos as máscaras e solicitamos que elas sejam usadas durante o turno de trabalho”, disse Anderson Teixeira, presidente do Sindimoc, em nota.

A assessoria de imprensa informou ao Paraná Online que novas manifestações silenciosas devem acontecer nos próximos dias, mas ainda nãio existe uma data definida.

Kit inverno

Diferentemente do que aconteceu nos anos anteriores, motoristas e cobradores não irão receber o kit inverno. A medida foi tomada pelo prefeito Gustavo Fruet para a manutenção do valor da tarifa do transporte coletivo. No entanto, em 2013, mesmo com a distribuição dos kits, muitos funcionários reclamaram que não os receberam.