Susto daqueles

Caminhão tomba na BR-116 e fica a um triz de cair de ponte

“Fechei os olhos e rezei o ‘Pai Nosso’”, disse o motorista Marcelo May, 26 anos, sobre seu momento de quase morte. O caminhão que ele conduzia de São Paulo rumo à Palmeira das Missões, no Rio Grande do Sul, tombou no km 40 da BR-116, em Capina Grande do Sul, na pista sentido Curitiba, por volta das 10h desta quinta-feira (24). O veículo estava carregado com adubo e por muito pouco não caiu de uma ponte secundária sobre a represa do Capivari, a cerca de dois quilômetros da ponte principal.

“Fui fechado perto do radar por um caminhão Mercedes vermelho. Minha carreta deslizou mais de 20 metros em cima do anteparo de concreto e vi a morte lá embaixo. Por sorte a carga pendeu para direita e tombei em cima da pista”, descreveu Marcelo, que sofreu apenas ferimentos leves. Ele é de Chapecó, Santa Catarina, e contou que há seis anos passa por este trecho, sem sofrer qualquer acidente.

“Ele tem que agradecer esse milagre para o resto da vida. São cerca de oito metros de queda, se o caminhão caísse, o motorista certamente seria esmagado pela carga. Nasceu de novo”, exclamou o agente Camargo da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Ainda de acordo com o policial, um desastre ambiental muito grande poderia ter acontecido, caso a carga fosse despejada na represa.

A pista ficou completamente fechada por cerca de 40 minutos, até que um guincho da Concessionária Autopista conseguiu deslocar o caminhão e liberar metade da via. O congestionamento se estendeu por cerca de 15 quilômetros até o início da tarde, quando o veículo e a carga foram retirados.

Aliocha Maurício