João de Deus

Bosque João Paulo II comemorará canonização do papa

A canonização do Papa João Paulo II será celebrada em Curitiba, neste domingo (27), no bosque que leva o nome do pontífice polonês, no Centro Cívico. O local recebe obras de manutenção para receber os visitantes.

Será implantado um pórtico dentro do bosque, onde será instalado um banner comemorativo. Também estão ocorrendo podas nas árvores da rua que dá acesso ao local e recolocação da placa de inauguração, que havia sido furtada. O portal da avenida Mateus Leme também está sendo pintado em parceria com a comunidade polonesa, que doou as tintas.

História

O bosque João Paulo II foi eternizado durante a passagem do santo padre por Curitiba, na década de 1980. Uma das sete casas típicas polonesas que pertencem ao acervo do local foi montada na ocasião dentro do estádio Couto Pereira, durante a solenidade com o pontífice, que a visitou.

As casas, que simbolizam as habitações típicas polonesas do início da colonização na região de Curitiba, por volta de 1878, são feitas de troncos de pinheiro encaixados. Instaladas no centro do bosque, elas abrigam a história e a cultura dos imigrantes.

Com 48 mil metros quadrados, o bosque, que foi um projeto do paisagista Burle Marx, conta ainda com portal polonês, ciclovia, palco, sanitários, parquinho, loja de artesanato, casas típicas, sede de escoteiros.

Celebração

No domingo, as festividades terão início as 14 horas. Estão programadas, entre outras atrações, apresentação da banda da Polícia Militar, projeção de filme e fotos da visita do Papa João Paulo II a Curitiba, orações, apresentação de corais, revoada de pombos e homenagens.

Haverá ainda a celebração da Santa Missa em Ação de Graças, pelo padre Casemiro Dlugosz, e inauguração do portal histórico que simboliza a canonização de São João Paulo II.