Luto

Morre Izrail Cat, fundador da primeira UTI pediátrica do Paraná

O médico e professor Izrail Cat, fundador da primeira UTI pediátrica do Paraná, morreu na terça-feira (22), em São Paulo, aos 91 anos. Ele estava internado no Instituto do Coração de São Paulo (InCor), após ter sido submetido a uma cirurgia para implante de uma válvula cardíaca no dia 7 de abril.

Nascido na Romênia em 1923, Izrail Cat chegou ao Brasil em 1929 e graduou-se em medicina pela Faculdade Nacional de Medicina da Universidade do Brasil, atual Universidade Federal do Rio de Janeiro. O médico mudou-se para Curitiba em 1957.

Foi um dos fundadores do Departamento de Pediatria da Universidade Federal do Paraná em 1961, ano da inauguração do Hospital de Clínicas, e do Programa de Pós-graduação em Pediatria em 1975. Dedicou-se aos cuidados de crianças gravemente enfermas devido à sua especialização em Medicina Intensiva Pediátrica.

Em 1982, inaugurou a primeira Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica do Paraná. Nos últimos anos, especializou-se em cuidados paliativos e atuou incansavelmente na implantação dessa linha de cuidados no Hospital de Clínicas, ministrando cursos e palestras. Izrail Cat deixa quatro filhos. Dois deles são médicos, como o pai.