Será que vai pegar?

Conheça o crossover Kicks, que será lançado em agosto pela Nissan

Aposta da Nissan para o mercado brasileiro, o crossover Kicks chega com a promessa de popularizar o nome da marca no país. Com um design e adaptações mecânicas para atender ao público local, o modelo estará disponível incialmente nas versões limitada Rio e na topo de linha SL por R$ 89.990, com motor 1.6 associado ao câmbio CVT.

Disponível em pré-vendas, o SUV compacto estará nas concessionárias a partir de 5 de agosto. Por enquanto, a empresa não revela os preços e nem quando as demais configurações chegarão às lojas.

De acordo com o vice-presidente de Marketing e Vendas da Nissan no Brasil, Ronaldo Znidarsis, o veículo teve até agora 1,8 mil reservas. Os veículos vendidos no país aproveitarão as cotas de importação mexicana, mas deverão ser produzidos na fábrica de Resende (RJ) até março de 2017.

Pela frente, o Kicks tem uma concorrência pesada: os novatos Honda HR-V e o Jeep Renegade, além do veterano Ford EcoSport.

Entre as novidades que o modelo oferecerá em relação aos rivais estão uma central multimídia sensível ao toque de 7” que oferece uma visão em 360º do veículo para realizar balizas e outras manobras no trânsito.

A novidade se dá por meio de quatro câmeras instaladas nas laterais do veículo, que representa o carro como se ele estivesse sendo observado de cima desde a tela do condutor. A tecnologia funciona associada a um sistema de detecção de objetos em movimento. Além disso, o veículo traz um mostrador digital em TFT colorido de 7” com 12 funções, que fica localizada ao lado do velocímetro.

A marca também estreou no crossover o novo volante da marca, que ganhou um novo desenho e passou a concentrar funções como rádio, setas para seleção de funções do mostrador e atendimento ao telefone, em uma base menor que a anterior.

Já os materiais das poltronas, segundo a Nissan, foram desenvolvidos em parceria com a Nasa para oferecer bancos mais ergonômicos aos ocupantes.

Mecânica

Por enquanto, a única opção de motor é o 1.6 de 114 cv e 15,5 kgfm de torque com câmbio CVT adaptado especificamente para o modelo, privilegiando o conforto à esportividade. Conforme a Nissan, o Kicks faz 8,1 km/l com etanol e 11 km/l com gasolina na cidade e 9,6 km/l (E) e 14 km/l (G) na estada. Entre os itens de segurança estão o controle dinâmico em curvas e o estabilizador ativo de carroceria, que mantém a estabilidade do veículo mesmo em asfaltos esburacados. O modelo possui ainda sistema de auxílio em rampa, seis airbags e Isofix.

Completam os equipamentos de conforto o ar-condicionado digital, direção elétrica, bancos, volante e manopla de câmbio com acabamento em couro, chave presencial, vidros e travas elétricas e faróis dianteiros com assinatura em led.

O Nissan Kicks SL possui seis opções de cores. As metalizadas e perolizadas têm um acréscimo de R$ 1.350. A com o teto laranja sai R$ 2.500 a mais. Para o interior há três opções. A machiatto (marrom) e a sand (clara) saem por R$ 500 a mais.

* O jornalista viajou a convite da Nissan