Thrash metal

Álbum clássico do Metallica completa 30 anos em julho

A banda norte-americana Metallica é daquelas que divide opiniões do tipo “ame ou odeie”. Embore desfrute de uma grande popularidade entre os fãs de heavy metal, perdendo neste quesito para, no máximo, o Iron Maiden, algumas atitudes e álbuns um tanto quanto controversos acabaram por “manchar” um pouco a reputação da banda (cof cof St. Anger, cof cof Some Kind of Monster).

Polêmicas e álbuns ruins à parte, o quarteto californiano ainda tem uma bela e rica história dentro do gênero. Como parte desse lado bom da banda, quando eles ainda eram uma das maiores bandas de thrash metal do planeta (só para criar controvérsia: as maiores são Slayer e Megadeth, pronto, falei), vamos comentar sobre o segundo álbum da banda, que completa 30 anos de lançamento no dia 27 de julho. 

A tarefa do Ride The Lightning é um tanto quanto ingrata, pois ele fica entre o excelente debut Kill’em All e o atemporal Master of Puppets, considerado por 11 em cada 10 fãs da banda como o melhor trabalho dos caras. Mas, mesmo diante de um cenário desfavorável, o álbum é bom demais para ser ignorado ou mesmo desprezado diante destes fatos. Até porque quatro das oito músicas que completam o disco são tocadas até hoje nos shows (a saber: Ride the Lightning, For Whom the Bell Tolls, Fade to Black e Creeping Death).

Abrindo os trabalhos, temos a Fight Fire Withe Fire. A introdução pode até pegar algum desavisado desprevinido, contudo, a parte acústica logo dá lugar para aquela porradaria que transformou o Metallica em um dos “Big Four” do thrash metal.

Em seguida, temos a faixa-título. Rápida e com um riff cortante, a música tem como um dos compositores o folclórico Dave Mustaine, aquele que foi expulso da banda por encher a lata e se drogar de mais e, como “vingança”, fundou o Megadeth. Chama a atenção ainda o solo e o refrão da música “Flash before my eyes; Now it’s time to die; Burning in my brain; I can feel the flame”. É ouvir e ficar com ela na cabeça por um bom tempo.

Outro clássico “onipresente” nos shows, For Whom the Bell Tolls entra no top 10 da banda de muito fã. Com um início arrasador do falecido baixista Cliff Burton, a letra é baseada no romance homônimo do escritor Ernest Hemingway (em português, Por Quem os Sinos Dobram). Impossível ficar indiferente a esta música, tamanho o poder que ela emana.

Depois temos a “falsa balada” Fade to Black. Mais uma música que bate o cartão constantemente nos apresentações da banda. Uma palavra boa para descrever essa canção seria “agonizante”, pois ela nos leva a uma jornada de alguém terrivelmente angustiado e que acaba por se suicidar, como diz no final da música “Death greets me warm, now I will just say goodbye” (A morte me acolhe calorosamente, agora é eu apenas direi adeus). Pesado, é verdade. Mas não menos interessante.

Temos na sequência duas músicas um pouco mais obscuras, mas nem por isso ruins. Pelo contrário. Trapped Under Ice e Escape ainda mostram o Metallica em seu estado mais bruto e certamente são melhores do que a grande maioria das músicas que a banda faz hoje em dia.

Outro material tocado em shows e que ganha um vigor incrível ao vivo é Creeping Death. Baseado na perspectiva do Anjo da Morte, a letra toma emprestado a saga do Êxodo, da Bíblia (12:29) sobre a Praga dos Primogênitos, uma das dez pragas do Egito. Outra música com refrão marcante “So let it be written; So let it be done; I’m sent here by the chosen one; So let it be written; So let it be done; To kill the first born pharaoh son; I’m creeping death”.

Fechando a “bolacha”, temos a inusitada The Call of Cthulhu, outra composta em parceria com Mustaine. Inusitada por se tratar de uma música instrumental e por ser a ma,is longa do disco. Destaque para a performance sempre impressionante de Cliff Burton, um gênio do baixo.

Bom ver que esse álbum envelheceu bem e se mantém influente nos dias de hoje. Para quem quer comecer a apreciar o estilo, o disco é mais do que recomendado.

Confira algumas músicas do álbum

For Whom The Bell Tolls

Fade to Black

Creeping Death

Faixas

Faixas
    

1.”Fight Fire With Fire”       
2.”Ride the Lightning”       
3.”For Whom the Bell Tolls”       
4.”Fade to Black”   
5.”Trapped Under Ice”
6.”Escape”   
7.”Creeping Death”
8.”The Call of Ktulu” (Instrumental)
Duração total: 47:26

Paraná Online no Google Plus

Paraná Online no Facebook