Curitiba terá voo direto pra Miami a partir de novembro

O turismo de Curitiba ganhará força com a primeira opção de voo direto para Miami (Estados Unidos) a partir do dia 21 de novembro. A informação sobre a nova rota foi confirmada pelo presidente do Instituto Municipal de Turismo (Ctur), Paulo Colnaghi, que recebeu informações da empresa aérea American Airlines, na noite de terça-feira (13).

De acordo com o presidente do Ctur, o trajeto Miami/Curitiba/Miami representa um ganho para o turismo da capital paranaense. “Vínhamos conversando com a American Airlines há algum tempo. Será uma importante rota para o desenvolvimento do Turismo na cidade, principalmente porque estaremos conectados aos Estados Unidos por um voo diário da companhia”, afirmou Colnaghi.

O Ctur permanece em tratativa com companhias aéreas da América Latina para que a capital paranaense também seja escolhida como rota. “Negociar com empresas aéreas nacionais e internacionais e conquistar voos que venham diretamente do exterior para Curitiba é um dos itens do nosso plano de governo. E estamos cumprindo”, afirmou.

Inédito

O primeiro voo de Miami para Curitiba será feito por uma aeronave Boeing, modelo 767-300, que sai da cidade americana na noite do dia 21 de novembro com previsão de chegada no Aeroporto Internacional Afonso Pena às 7h50 da manhã seguinte. Duas horas mais tarde, o avião segue para Porto Alegre, retornando para Miami no final da tarde.

Conforme Colnaghi, em breve deverá ser definido uma programação festiva para o lançamento do vôo, com o tradicional batismo da aeronave. O modelo 767-300 tem capacidade para 225 passageiros.

A implantação desta rota Miami/Curitiba também cria a expectativa de crescimento no número de visitantes americanos em Curitiba, que tem aumentado nos últimos anos. Em 2009, 9,9% dos turistas estrangeiros que estiveram em Curitiba eram procedentes da América do Norte, o que representa aproximadamente 14,5 mil pessoas. Em 2012, essa porcentagem subiu para 10,3%, algo em torno de 19,5 mil americanos.