Fuga em massa na delegacia de São José dos Pinhais

Trinta presos da delegacia de São José dos Pinhais conseguiram fugir, por volta das 5h de ontem. Eles fizeram um buraco no teto da cela, sob a caixa d’água, e aproveitaram o forte temporal para subir no telhado sem que fossem ouvidos.

Somente algum tempo depois, os três policiais que estavam de plantão escutaram barulho estranho e foram ver o que estava acontecendo. Eles ainda chegaram a tempo de evitar outras fugas, mas os 30 já tinham escapado pulando o muro lateral.

De acordo com informações da delegacia, os presos que fugiram estavam na cela 2 da galeria 2. O buraco foi aberto debaixo da caixa d’água, para dificultar o trabalho de vistoria.

“No teto, eles colocaram uma fenda com uma massa feita com creme dental e sabão, que deixa semelhante ao concreto”, disse o delegado Osmar Dechiche. Na madrugada de ontem, aproveitando o forte barulho da chuva, os presos furaram a caixa d’água e conseguiram acessar o telhado. Dali, pularam o muro lateral e ganharam a liberdade. Segundo a polícia, outros detentos tiveram a oportunidade de sair, mas preferiram continuar na cadeia.

Superlotação

Assim como acontece em todas as delegacias da região metropolitana, xadrez estava superlotado. A capacidade é de 36 presos, mas havia 146 na hora da fuga.

A polícia preferiu não divulgar o nome dos fugitivos. Policiais militares e civis realizaram buscas na tentativa de localizá-los, porém até a noite de ontem, ninguém havia sido recapturado.